Caros
Sou proprietário de uma BMW F800 GS 2011 / 2012 adquirida em Novembro de 2011 e com a revisão de 1000 KM realizada em dezembro de 2012. Em Março de 2012 percebi um barulho ao utilizar o freio traseiro manobrando a moto e ao realizar uma inspeção verifiquei que não havia mais pastilha e o disco traseiro havia danificado, a moto estava com 3500 KM rodados. Acredito que minha pouca experiência aliada a baixa quilometragem me fez não inspecionar as pastilhas e o nível de fluído do reservatório do freio traseiro, jamais achava que tal desgaste poderia ocorrer com esta quilometragem. A motocicleta foi levada para a Autokraft na cidade do Rio de Janeiro e realizado a substituição dos itens dentro da garantia. Foi levantado a hipótese de eu estar andando com o pé no freio, hipótese que descartei de imediato e segundo eles não foi identificado nada que justificasse tala situação, fiquei sem uma explicação plausível. Com a nova pastilha rodei 7000 km, o que ainda achei pouco e a partir dai realizei a substituição por pastilhas da marca Cobreq e isso é realizado em torno de 3000 KM. Comecei a utilizar as pastilhas Cobreq com 10500 KM, e até os 23000 KM já havia feito 4 substituições, com 23000 KM coloquei a pastilha da marca EBC, já rodei 1200 KM com esta pastilha e acredito que o resultado não vai ser muito diferente. Todas as substituições foram realizadas por mecânicos diferentes e relatado tal situação, após inspeção os mesmos não encontraram nenhuma evidência que poderia explicar este desgaste de pastilha que ao meu entender é muito prematuro. Utilizo muito pouco o freio traseiro em relação ao freio dianteiro e estou colocando este tópico para verificar se alguém está passando por situação parecida e trocar experiência para tentar identificar este possível problema.
Muito obrigado
Adriano Araújo