Olá Pessoal! Eu fui motociclista na adolescência e hoje aos quase 37 quero voltar a andar de moto... Flerto com as Naked's e andei em uma z750 e em uma f800. Confesso que o motor da japa cantou melhor nos meus ouvidos,mas a bmw tem melhor ciclística, acabamento e conforto... Mas começei a pensar... talvez uma moto um pouco mais esportiva seja uma fria na estrada porca em volta da minha cidade e uma trail quem sabe seja mais "util"... Gosto de esportividade, mas preciso de conforto para um joelho ruim (que não gosta de flexão prolongada) e robustez ao mesmo tempo. A resposta é uma só: BIG TRAIL! Apesar de ter conseguido dar o primeiro passo, que é decidir que "tipo" de moto eu estou procurando... Agora,"detalhes" do tipo de trail que mais se encaixa para mim eu solicito ajuda de vocês.
Sei que e fácil comprar uma 1200GS com tudo que tem direito e dizer que e boa, mas 1200, no máximo uma bem usadinha... Pois ainda estou pagando a minha serie3 do ano passado... Penso em motos de aprox 32-43 mil R$ e derrepente uma usada desta faixa, pagando um pouco menos... Com certeza as BMW estão na minha lista, mas entre elas, estão também a Tiger 800, Tiger 800XC, Transalp, Nc700 e até Versys1000. Sei que qualquer uma destas me deixará um bocado feliz, mas preciso de umas dicas a mais para decidir quanto aos detalhes dos modelos, como por exemplo o tipo das rodas e proposta,mais "ON" ou mais "off" road ou "All" road...
Basicamente quero uma moto que me dê desempenho próximo (não igual) ao de uma esportiva no asfalto porém aguentando um pouco mais os buracos e pancadas na suspensão e rodas.
Minha dúvida é...Considerando por exemplo uma BMW 800GS vs a 700GS que está próxima a ser lançada, ou uma Tiger 800vs uma Tiger 800XC, ou uma NC700 vs uma Transalp e assim por diante, noto que algumas motos tem rodas raiadas vs de liga leve, suspensão com um pouco mais de curso do que outras, credenciando-as um pouco mais a enfrentar o asfalto tupiniquim do que outras. QUAL SERIA A MELHOR ESCOLHA? UMA moto com RODAS DE LIGA, MAIS ESTRADEIRA OU COM RODAS RAIADAS, MAIS "All/OFF" ROAD?
Adianto que o meu uso fora de asfalto será muito raro e pretendo dar tiros curtos no final de semana e realizar viagens de 150-200 a 400-500km no máximo. Porém, pego asfalto com buracos e aí me pergunto, "O quê acontece quando se cai em um buraco a 120km/h" de razoável tamanho (não as simples panelinhas) com as rodas de uma bmw650/700Gs-Tiger800-NC700 ao invés de uma 800GS-Transalp-Tiger800XC?
Como é a experiência de vocês com buracos no asfalto, cocorutos e outras armadilhas tupiniquins com as suas respectivas motos e ex-motos!?
muito obrigado!