Boa Filipe,
Gostei da resposta.
Ah, JotaJota, não esquece de convidar a gente pro churrasco !!!!!
Boa Filipe,
Gostei da resposta.
Ah, JotaJota, não esquece de convidar a gente pro churrasco !!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Esperei para responder esse tópico pois nesse final de semana fiz um curso off-road muito bom (Vantuir Boppré, Edson Mesadri e Jackson Feuback, esse bicampeão Rally Sertões).
Em um dos primeiros exercícios era frenagem, tudo em piso de terra com areia e pedras soltas (um pesadelo hehe). Primeiro sem ABS só com freio traseiro, depois só dianteiro, depois os dois. Depois fiz com o ABS ligado. A diferença é estúpida da frenagem com o ABS, perfeita e na metade do percurso.
Ah, importante, a minha é 800GS. Já a G650GS impossivel usar o ABS. Tinha também as Super Teneré, que não se consegue desligar o ABS que também foram na boa. A 1200GS com o ABS ligado também teve frenagem muito superior.
Já en decida com piso muito irregular e cheio de pedras sem ABS estando com freio motor me pareceu a melhor configuração. Mas isso é em caso bem especifico de decidas de morros intensas.
Bom, minha conclusão é que depende muito do tipo do ABS, o que posso dizer é que na F800GS vou manter ele sempre ligado em terrenos bons e mais ou menos. Se for muito detonado, desligo.
www.pietropaladini.com.br
Eh isso aí! Na serra da luminosa, no caminho da fé, parei desliguei a moto. Voltei a andar e esqueci de desligar. Peguei uma ladeira com lama e quase morri! Não brinquem com isso se o piso estiver escorregadio...
Abs,
Filipe Borges
Pessoal, boa noite!
Muito obrigado pela participação com contribuições muito valorosas as quais podem nos salvar de um "belo" tombo!
Um abraço a todos!
Zer0
F800GS - Triple Black
Zero, parabéns pelo tópico, bastante útil.
Apesar da pouca experiência, tive uma que confirma aquela do Pietro: em descida, desligar!
Tive essa surpresa na Serra do Corvo Branco em Urubici - SC.
Abcs a todos.
Muito bom topico!
Esses dias andei em estrada de terra e o freio ficou zuadissimo com o ABS.
Até imaginei como seria uma situação de risco que fosse obrigado a sair da estrada e entrar em um acostamento de terra, vai ser de fud...
É bom que todos saibam como funciona o freio nessa situação.
abraços
E no caso dos modelos em que o ABS não pode ser desligado, como por exemplo na XTZ1200 Teneré? Será que o controle de tração "assume" na terra ou no barro?
Ixx, pelo que me disseram o bicho pega mesmo, tem que tomar cuidado redobrado, já descendo muito devagar.
Controle de tração não freia, então não resolve em nada.
www.pietropaladini.com.br
Pois é Pietro, o controle de tração não freia, mas acredito que os engenheiros da Yamaha devem ter previsto situações como terra e barro e de alguma maneira a eletrônica deve gerenciar para que o "chão" não seja certo.
Apesar que o maior "controlador" de situações como essas deve ser o bolso do dono, pois colocar uma motoca de R$ 61k no barro não é algo muito lógico.