MarcioT: o roteiro básico é sair de minha cidade(lajeado/RS), e chegar em Prudhoe Bay-AK. Saio por São Borja/RS, atravesso pelo Paso Jama (se as condições climáticas permitirem), pego a Ruta 5-CH, e sempre tentarei seguir a Panamericana pelos países que vou passar, na ordem: Chile, Peru, Equador, Colombia, Panamá, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, USA (provavelmente ingressarei por Laredo), Canadá (ida por Vancover, volta por Calgary) e Alaska. Obviamente que em alguns trechos terei que fazer desvios, conforme as circunstâncias mais favorecidas. Abç.
Luis, é o que havia imaginado.
A ruta 5 CH pode ser problema com as recentes enchentes, mas acredito que até sua passagem já esteja ok.
Estou indo para o Chile entrando em Santiago, quero ir até SPA mas não sei se será possível pela ruta 5 que terei Copiapó / Chanaral pelo caminho e foram devastadas pela chuva.
Vou ate Santiago e depois decido. Estarei por lá em 3 semanas e espero ser possível passar.
Quero voltar pelo passo Jama mas tem tido dias alternados entre aberto e fechado, vou descobrir por lá.
Vlw
Luis,
Parabens! Diga ao Marcelo que ele tambem sera muito benvindo a Calgary, Vai ter churrasco pra ele tambem! Aqui em casa voces vao poder matar a saudade do arroz com feijao!!!
A volta do Alaska passando por Dawson Creek, Yukon, eh muito legal... e eh o caminho para Jasper, Lake Louise, Banff e Calgary. Atravessar as montanhas entre Jasper e Calgary eh muito bonito estrada de curva com paisagens lindas.
Ride Safe!
Valeu a dica, Sapi. Acho que infelizmente o Marcelo não estará junto em Calgary, pois ele está programando visitar os fiordes do Alaska, acampar, fazer canoagem, etc., para depois ir pelo Canadá e USA, e descer ao Ushuaia. Nós vamos nos separar no retorno, em Fairbanks. Por questão de economia, é certo que passarei aí... afinal, o churrasco é de graça...
Hoje comprei os medicamentos de emergência(putz, é muita coisa), e amanha troco os pneus, velas e pastilhas.
Agora so falta trocar o oleo e filtro, que farei segunda-feira. As roupas já estou separando, e as que nao couberem na bolsa, ficam! Terminei meu curso básico-intensivo-emergencial de inglês; já sei pedir hot-dog, coke e water...o resto tá no Google tradutor do celular.
Ja avisou a admistradora do cartao de credito? q vai passar nos paises, etc...
Ja fez um cartao VTM de qualquer operadora com 500 dolares, para deixar escondido na moto, em local de dificil acesso?
Ja escondeu as chaves reservas da moto, na moto mesmo? E das malas se houverem...
Esta levando no minimo os 1000 dolares em especie para pagar o transporte aereo da moto, caso opte por este meio?
Tem documentos antigos da sua moto, para mostrar para policia na estrada no exterior? (eu uso o de 2012, e levo 13,14,15, guardado dentro da mala)
Compre alguns plasticos com fechamento hermetico tamanho A4, e coloque nele dentro todos os documentos usados apos a entrada em determinado pais, deixe tudo junto, quando sair deste pais, guarde os anteriores e assim por diante...
Alem de protege-los de umidade.
leve uma pequena corda de nylon de uns 10 metros, serve para rebocar, e para amarrar a moto, caso seja necessario.
Tem um mapa livre, com todos paises da America do Sul.
http://cocardl.com.br/viewtopic.php?f=52&t=331
Pra America Central, procure Cenrut, tambem é livre.
Para America do Norte, tem OSM North America, tambem é gratis, mas do Mexico pra cima, nao tem nada melhor q o City Navigator North America 2015.40 a ultima versao, tem tudo do Mexico ate o Alaska.
Todos estes sao para aparelhos Garmin.
Existem programas para unir (merge) mapas em apenas um arquivo, ou gravar 2 mapas por cartao de memoria: na pasta garmin: gmasupp.img e gmapsup1.img
Boa viagem,
Ride Safe
Os mapas das 3 americas já estao baixados no garmin, e só saberei se funionam quando por lá estiver passando. Esses detalhes e preocupações ja providenciei (cartao credito, chave reserva, documentos antigos, plasticos), mas obrigado por reforçar e relembrar.