Postado originalmente por
Pschinda
Vão aqui algumas dicas. E quando precisar de um guia, só avisar.
O Barreado de Morretes pode ser saboreado em vários locais. Pra quem gosta de OFF, tem a estrada do Anhaia (não sei se é assim que escreve) que vai de Morretes até o meio da subida da BR 277; e a estrada da Limeira que liga Morretes até Garuva por estrada de chão. Havia vários riachos pra atravessar na limeira, mas acho que já tem ponte em quase todos.
Em Prudentópolis tem várias cachoeiras com acesso OFF
Perto de Guarapuava, em Entre Rios tem uma cervejaria bem legal. Só não recomendo a cerveja de trigo RSSSSS, mas isso é outra história
Recentemente passeei por duas estradas (não sei o número).Uma que sai de Pitanga, passa em Manoel Ribas, Reserva e outros lugares antes de chegar em Ponta Grossa. E a outra (PR 438 se não me engano)Sai de Teixeira Soares (perto de Irati) e vai até quase Palmeira num trajeto paralelo à BR 277. As duas têm um asfalto legal e embora estreitas (mais pra estrada rural) tem pouco movimento e belas paisagens.
Gastronomia: Colônia Witmarsum (especialmente o Kliewer) e em Carambeí a Frederika.
Ainda pra quem gosta de OFF, tem caminhos que desviam os pedágios de S.L. do Purunã, Palmeira e Irati.
Indo um pouquinho mais pro sul recomendo uma sequência de camarão na Vila da Gloria em Itapoá. Dá pra chegar a partir de Garuva (uns 30 KM OFF), a partir do porto (acho que uns 10 KM off incluindo trecho de areia fofa) ou de balsa a partir de Joinville ou São Francisco do Sul.
Serra da Dona Francisca próximo de Joinville tem umas curvas bem legais e uns PASTÉIS ! ! ! !
Por enquanto, o que lembro é isso. Espero que ajude.