blz
na manutenção dos 30000km da minha R1200GS 09, troquei o fluído de embreagem, importei o Fluído Vitam LS BMW, NÃO pode colocar o Fluído DOT 3,4,5 etc de freio, nas 1200, pois derrete os retentores do sistema.
paguei 10,31 libras, no excelente site de compra da Inglaterra:-
site:- http://www.motorworks.co.uk/vlive/Sh...BA_15_35_CA_60
segue fotos:-
SL381269.JPG
1) material usado, 1 seringa 60ml, pode ser menor para colocar o fluído e 1 para retirar o fluído velho, tubo 4mm, 1 chave de 8mm
SL381279.JPG
2) retirar a tampa do reservatório, notem que na peça branca tem 2 travas, devem ser precionada simutaneamente para liberar a tampa.
SL381290.JPG
estava bem turvo o fluído velho
SL381282.JPG
3) conectar a seringa e o tubo no "plug" do sistema, lá embaixo.
SL381284.JPG
4) procedimento:- com o reservatório de cima aberto e com a chave 8mm na válvula do sistema "plug" vc abre e vai injetando o fluído novo, vc observa que no reservatório o nível vai subindo, com a outra seringa vc suga o fluído velho, repete até vc ver o fluído novo completamente limpo, ai vc fecha a válvula. OBS importante :- o fluído novo dever estar um pouco acima da marca MINIMA,não totalmente cheio, pois conforme o disco de embreagem vai se desgastando o nível do fluído vai AUMENTANDO no reservatório, não me pergunte porque isso acontece (é obra dos alemam) assim vc tem uma ideia se o disco esta se desgastando. O mais importante neste procedimento de colocar o fluído de baixo para cima, e evitar que entre AR no sistema.
sugando em cima:-
SL381287.JPG
fluido limpo:-
SL381288.JPG
fica ai a dica..............fui