O que você usa para ouvir música ou o GPS, na moto? Fone de ouvido ou pastilhas dentro do capacete? Com ou sem fio? Vamos dar dicas de marca, praticidade, resistência, qualidade de som, etc.
O que você usa para ouvir música ou o GPS, na moto? Fone de ouvido ou pastilhas dentro do capacete? Com ou sem fio? Vamos dar dicas de marca, praticidade, resistência, qualidade de som, etc.
Disparadamente, o melhor é através dos altofalantes internos do capacete. Os fones de ouvido tendem a machucar o ouvido, além do incômodo maior quando se coloca ou retira o capacete. A maioria já é via Bluetooth. As marcas melhores são os últimos modelos da Scala Rider, Nolan, Schuberth, mas há muitos outros. É só escolher.
Concordo, mas...
Depois de tentar várias coisas diferentes resolvi investir num kit bluetooth (para o Nolan 104). Vantagens: conforto (imbatível), quase invisível pois tanto a bateria quanto a parte eletrônica ficam embutidos, e praticidade. Única manutenção é ter que carregar a bateria. Desvantagem é que só serve para esse capacete.
Antes disso eu tinha pastilhas que se ligavam por fio ao GPS. Confortável mas não pode esquecer de desconectar quando desce da moto! Estraguei uns dois antes de ficar ligado. A desvantagem é que o som era baixo e tinha interferência.
Para viagens eu gosto de usar tampão de ouvido, para bloquear os ruídos, e ligar o som mais alto. Como o som não era o ideal, tentei imitar aqueles usados por pilotos e músicos. Fiz o molde da orelha e pedi para o técnico adaptar o earphone, só que ele não captou a idéia direito e o fone ficou pra fora ao invés de embutido no tampão. Funcionou mas acabou quebrando com o tira-e-coloca do capacete.
Ainda procuro um earphone que seja pequeno e confortável o suficiente para usar com o capacete. O earphone, também chamado de in-ear headphone funciona como tampão, bloqueando o ruído de vento e motor, e a música é perfeita, assim como as instruções do GPS.
Tenho um scala rider, mas acima de 110km/h o som é bastante prejudicado pelo barulho do vento no capacete
CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013
Desculpe -me os colegas, mas não gosto de ouvir musica quando estou conduzindo a moto; para mim, a audição é um sentido importantíssimo para nossa segurança. Esta é minha opinião, segue o tópico.
Concordo com o Sal. A audição é fundamental para uma tocada segura e atenta. Além disso, ouvir o som da moto, motor e etc ajuda a detectar rapidamente qualquer problema.
O objetivo do intercomunicador é falar com a carona. Musicas, somente escuto quando sozinho, em longas viagens e estradas monotonas, senao desligo e fico sempre alerta. Minha opinião é de que devemos priorizar o som externo, ainda que o vento possa incomodar.
Também concordo que a audição é um sentido importantíssimo, e no sentido de preservá-la é que o uso do tampão é importante, em viagens. O ruído do vento e do motor, a médio prazo, pode causar danos irreparáveis, permanentes, à audição. O tampão não bloqueia completamente os outros sons, de outros veículos, buzina, etc.
Quanto à música as opiniões são mais divididas. Pessoalmente acho que não atrapalha a minha concentração. Não uso na cidade, mas na estrada é obrigatório! Kkkkk Acho que eu ficaria menos concentrado e sujeito a sentir sono, dependendo da estrada, se não tivesse uma musiquinha. O tampão ou o headphone que isola parcialmente os ruídos externos permite que se coloque a música num volume bem baixo. De outro modo, precisaríamos colocar o volume bem alto para ser ouvido acima do ruído do vento e motor.
Essa é minha opinião, funciona pra mim. Não tente imitar, pode ser perigoso ou mesmo fatal. Eu avisei!!