É isso, perfeito! Vc entendeu o que eu quis passar.Adailator,
não sei se entendi bem o teu post. Você não escreveu isto, mas estou assumindo que você está defendendo o uso do freio traseiro como COMPLEMENTO necessário ao dianteiro numa freada de emergência, correto? Neste caso, a frenagem será mais efetiva do que só freando com a dianteira ou só freando com a traseira isoladamente.
Afinal, e já que você mencionou a dinâmica das componentes físicas e vetoriais, lembro que no momento de uma frenagem em QUALQUER veículo, seja carro, moto, bicicleta... existe uma súbita transferência do peso do veículo para o eixo dianteiro, o que explica e justifica o por quê das montadoras terem começado a instalar freio a disco no eixo dianteiro em primeiro lugar, e, só depois, em modelos mais caros, no eixo traseiro. Outra coisa que explica e justifica isto é o fato de muitos veículos maiores, mais pesados e/ou de carga, possuírem uma válvula que alivia a pressão do fluido de freio nas rodas traseiras quando a traseira está leve. Somente quando o veículo recebe carga adicional no eixo traseiro - e como consequência a válvula literalmente 'abre' pelo movimento da suspensão traseira para baixo, arriando - é que passa uma pressão maior para o freio traseiro, impedindo assim, quando o veículo está leve, que a traseira freie forte demais gerando o risco de uma derrapagem.
Abs.