Vou postar 2 fotos depois logo no computados e explico
Editado
Ontem, ao calibrar maus pneus vi esse desgaste central "estranho".
Depois de uma pequena discussão em outro fórum cheguei às conclusões.
Acredito que 3 fatores principais colaboraram para esse desgaste "irregular":
1 - Eu estava usando calibragem na faixa de 33 a 35 libras - um pouco abaixo do recomendado. Embora não acredite que isso seja TÃÃÃÃÃOOO significativo, deve ter tido a sua parcela de culpa;
2 - Eu realmente estou encantado com a aceleração da minha smurfette e frequentemente dou minhas enroladinhas para sentir o corpo "pesar para trás" principalmente nas ultrapassagens. Isso deve ter tido um efeito parecido com patinar. Então, embora eu realmente nada tenha feito que chegasse aos pés do wheeling, uma aceleração mais forte exige mais do pneu e deve desgastá-lo mais rápido.
3 - A foto abaixo mostra um "75R" que representam índice de carga e índice de velocidade respectivamente. A censura deve me proíbir de falar em velocidade aqui , mas digo que extrapolei os limites do R. Portanto meu ex-pneu não era adequado às minhas brincadeiras. O pneu colocado foi um continental 150/70 com índice"V".
Podem existir outros fatores mais, mas analisando meu comportamento acho que foi isso o que aconteceu. Abaixo da foto o link da Pirelli onde fala sobre algumas especificações de pneus.
Pena que que as duas fotos que tirei não mostram o twi. E a segunda foi na direção da marca só que ficou na sombra. Mas posso afirmar que havia, pelo menos 1 mm de banda de rodagem sobrando.
Um alerta a quem for fazer troca de pneu fora das CCs. O mecãnico deve cuidar com o sensor de pressão. No meu caso, ao tirar o pneu velho, ele conseguiu quebrar o parafuso que sustenta esse sensor, porém foi rapidamente solucionado com uma ida (do mecânico) à CC para rápida aquisição de outro parafuso