Olá Rapazeada!
Alimento há alguns anos o sonho de fazer viagens longas de motocicleta. Atualmente estou com uma GS 800 2012 e gostaria de fazer o máximo de viagens possível com ela. Pretendo, inclusive, tentar uma ida ao Chile ou Argentina em novembro ou dezembro do próximo ano. Por enquanto fiz apenas viagens curtas com a minha GS 800 umas três apenas com 230 km de percurso ida e volta, bate e volta.
Antes da GS eu tive uma Bandit 1250S, que considero uma moto muito legal, DELICIOSA na estrada, MAAAS, os freios da bandidona eu considero bem fracos e perigosos, sem ABS, sem falar que ela tem uma ciclística bem ruim comparada com a GS800 que é uma verdadeira capeta de tão ágil. Também quis mudar para uma GS por causa das rodas grandes e suspensões de longo curso, que considero mais adequados para a realidade desgraçada das estradas e ruas brasileiras.
Mas há algumas coisas que não gosto na GS 800, mas que gostaria de tentar melhorar antes de decidir partir para outra moto.
O banco eu achava extremamente desconfortável, mas troquei por um banco Touring da própria BMW e este é realmente excepcional, excelente. O motor não é páreo para o da BANDIT, mas considero satisfatório.
Restam ainda dois problemas, um que parece ser de fácil solução e outro talvez mais difícil. O fácil é a má proteção que a moto oferece ao vento em velocidades altas. A minha moto já tem a bolha Tourig, bem mais alta, da BMW, que comprei em uma viagem ao exterior. Mas inaugurei essa bolha nova numa viagem nesse fim de semana e devo dizer que a achei PÉSSIMA. a partir de 120 km por hora parece até que tem uma turbina de avião ligada jogando vento bem na minha cara, o barulho é ensurdecedor! Sem falar no desconforto do vento que alcança os braços e a cabeça, exigindo um pouco da musculatura do pescoço. E olhem que não sou alto, tenho apenas 1 metro e 71.
Eu realmente gostaria de uma bolha que me propocionasse uma viagem em relativo silêncio e sem vento demais.
O outro problema é que a moto, a partir de 120 km/hora tem uma vibração fina, de alta frquência, que deixa minha mão e dedos dormentes, especialmente a mão direita, do acelerador. Pensei em confecionar e pôr uns coxins de silicone bem macio e espessos na base do guidão, para ver se ele absorveria a vibração. Não me vejo fazendo mais de 300 ou 400 km por dia numa moto com tal vibração, a viagem passa a ser um desprazer para mim e me cansa muito.
Na configuração atual eu somente considero a GS 800 confortável até 100 kms por hora. Mas para fazer viagens muito longas a essa velocidade eu acho que será muito longo e frustrante. Eu gostaria de poder manter uma velocidade mais ou menos constante de uns 130 a 140 km/hora, no mínimo 120 km/hora.
Alguém tem alguma sugestão?
Valu e abraço em todos.