Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18

Tópico: Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin

  1. #1
    Piloto Nível 1 Avatar de Videira
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Filipe Videira Soares de Sa
    Localização
    Petropolis/RJ
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    136
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11

    Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin

    Pessoal, eu instalei o GPS Garmin Zumo 350l utilizando o chicote original BMW vendido na NippyNormans que liga numa tomada que se encontra disponível para acessórios em cima da bateria.

    IMG_2598.jpg

    Acontece que fiquei apenas 4 dias sem ligar a moto e a bateria tinha esgotado (minha moto tem menos de 1 ano). Outro problema que percebi foi que a tomada do isqueiro original as vezes nao funcionava e tinha que desligar e religar a chave para que funcionasse de novo.
    Ao testar com Multimetro vi que ao desligar a chave, a tomada original continuava com corrente de 12v e não desligava mais (foi por isso que esgotou a bateria).
    OBS: esta tomada que estou medindo a corrente é a que liga no isqueiro original da moto.

    IMG_2592.jpg

    Outra coisa muito estranha!!! Ao religar a chave, a corrente da tomada original (do isqueiro) marcava 8v com polaridade INVERTIDA!! Percebam na imagem que o multimetro esta nos mesmos fios e tem um sinal de menos!

    IMG_2590.jpg

    Eu segui as instruções e liguei usando os fios e o suporte que veio com o Garmin e ao testar a tomada do GPS no suporte, estava marcando a corrente de 5,2v de forma correta.

    IMG_2600.jpgtgIMG_2601.jpgIMG_2602.jpg

    Eu vou mandar um email para concessionária, apesar de achar que é perda de tempo, pq imagino que a resposta padrao vai ser: não nos responsabilizamos por acessorios instalados e que vai comprometer a garantia, etc.
    Confio muito mais nos amigos do fórum para me ajudar nesta.
    Última edição por Videira; 31-08-2014 às 19:13.

  2. #2
    Piloto Nível 4
    Avatar de Mcolnagosp
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Nome Real
    Marcelo
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R 1200 GSA 2015
    Posts
    736
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender.
    F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
    Abraço,
    Marcelo

  3. #3
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    40
    Eu também instalei o meu direto na bateria,mesmo porque não entendo nada dessas maricagens de can- bus,ate agora ta funfando legal e a bateria sempre esperta.
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  4. #4
    Piloto Nível 1 Avatar de JSmith
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    João Smith
    Localização
    Andaraí - Rio de Janeiro - RJ
    Moto
    Tiger 800XC
    Posts
    106
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Marcio Almeida
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800GS
    Posts
    99
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Eu tambem instalei meu Garmin usando o conector auxiliar ligado ao CAN-BUS.

    O conector auxiliar e' temporizado. Ele mantem o power ativo por +- 40 segundos apos o desligamento da chave de ignicao porem O TEMPORIZADOR NECESSITA DE UMA CORRENTE MINIMA PARA FUNCIONAR.

    Na verdade eu instalei 3 acessorios ligados ao conector:
    1 - GPS garmin
    2 - Leds adicionais
    3 - Rele do farol auxiliar (os farois em si estao ligados via rele direto na bateria com fusivel, a alimentacao do rele esta ligado ao conector auxiliar)

    O que acontece e' que o conector auxiliar necessita de uma amperagem minima para ativar o temporizador.

    Por exemplo, se eu desligo a moto com o GPS e farol auxiliar desligados, os leds ficam ligados para sempre porque consomem muito pouca corrente e o temporizador nao e' ativado.

    Por outro lado, se eu desligo a moto com o farol auxiliar ou GPS ligado, o temporizador funciona e tudo desliga apos +- 40 segundos.

    O que deve estar acontecendo no seu caso e' que o Garmin quando apaga a tela passa a consumir pouca corrente que nao e' suficiente para o temporizador ativar.
    Última edição por buzios; 05-09-2014 às 20:05.

  6. #6
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Marcio Almeida
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    F800GS
    Posts
    99
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por Mcolnagosp Ver Post
    Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender.
    Voce instalou um fusivel em serie com o seu Garmin?
    A vantagem de se usar o conector auxiliar e' que o CAN-BUS desliga automaticamente o circuito no caso de curto.

  7. #7
    Piloto Nível 1 Avatar de Videira
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Filipe Videira Soares de Sa
    Localização
    Petropolis/RJ
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    136
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Marcio, eu acho que é isso, pois isso acontece quendo o GPS nao esta no suporte e o unico consumo é do transformador de 12v pra 5,2v. Mas o que me intriga é que a tomada do isqueiro original tambem é afetada e fica ligada direto. E o pior, quando ligo a chave, acontece aquela polaridade invertida as vezes.
    A fiaçao que vem com o GPS ja vem montadinha, com fusível e tudo, da pra ligar direto e acho que o transformador nao deve consumir energia quando nao estiver em uso, vou tentar ja que o pessoal ta fazendo isso e pelo visto ta dando certo.
    Última edição por Videira; 06-09-2014 às 12:41.

  8. #8
    Piloto Nível 1 Avatar de Videira
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Filipe Videira Soares de Sa
    Localização
    Petropolis/RJ
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    136
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Marcelo e Sal, eu nao instalei direto pq ele tem um pequeno transformador de 12v pra 5,2v que achava que ficaria consumindo corrente o tempo todo, mesmo qdo o GPS nao estivesse conectado, ai fiquei com receio de descarregar a bateria. A grande vantagem do Canbus é o temporizador que realmente desliga a tomada apos 40s, mas no meu caso nao ta funcionando. Acho que vou instalar um interruptor e ligar direto na bateria, pq raramente uso o GPS, ai quando nao estiver em uso eu desligo.
    Última edição por Videira; 06-09-2014 às 12:43.

  9. #9
    Piloto Nível 1 Avatar de Videira
    Data de Ingresso
    Nov 2013
    Nome Real
    Filipe Videira Soares de Sa
    Localização
    Petropolis/RJ
    Moto
    F800GS Adventure
    Posts
    136
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Citação Postado originalmente por JSmith Ver Post
    Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?
    Quando tiro o conector da tomada auxiliar volta tudo ao normal e a tomada do isqueiro original tambem para de ficar ligada direto e inverter polaridade. Vou parar de usar essa tomada auxiliar, pq ja fiquei sem bateria umas 3 vezes...

  10. #10
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Antonio Miguel Pereira Junior
    Localização
    Maceió
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Pode ser que a Canbus esteja "vendo" o equipamento comomse fosse o carregador de bateria instalado na tomada auxiliar. Aí ela mantém a conexão. Por essa razão você está tendo a leitura invertida da voltarem na tomada.
    A Canbus é programada para manter a conexão ligada se houver tensão entrando. Se o transformador tiver um capacitor que mantenha a tensão positiva na tomada, a Canbus vai "pensar" que é o carregador da bateria. Acho que a solução seria realmente instalar uma chave antes do transformador do GPS para cortar manualmente essa ligação.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!