Embaixo do banco da moto tem uma tabela com as calibragens, não tem erro...
Embaixo do banco da moto tem uma tabela com as calibragens, não tem erro...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Saudações!!!!
sobre o meu problema tentei resolver com balanceamento, seguem os problemas encontrados e irei enviar a moto para a Eurobike resolver:
- Pneu montado fora da posição correta
- Roda desalinhada e ovalisada com marcas internas de que foi tentado desamassar e recuperar a roda, também está com pintura não original e sem os chumbos.
- Mesmo com chumbos para tentar balancear a frente e a aderência da moto está péssima.
Agora. caraca será que a Eurobike não consegue ver essas coisas e nos informar na hora em que estamos comprando uma moto usada com eles? O meu mecânico no primeiro momento que olhou a moto já foi dizendo que a pintura da roda dianteira não era original.
Por hora é isso.
Na minha apresentação ao grupo eu ja havia reclamado desse problema. Acertei a suspensão traseira, verifiquei a pressão dos pneus e agora vendo este tópico chego a conclusão que são mesmo os pneus tourance next, pois são os que estou usando e passo por esse problema.
Tenho 1,87 mas pesado com 118 kg, ando na gs 800 adventure do jeito q peguei na loja, boto as vezes 180 sem jnstabilidade.
Pessoal
Moto 13/13 com 9.000km, pneus originais ainda com vida útil pela frente. Notei que a partir dos 8.000 começou uma oscilação no guidão, entre 60 e 70 Km/h. De tão forte dá até medo.
Expliquei o problema ao fazer a última revisão. Concessionária alegou roda torta. Autorizei o conserto (R$ 200,00).
Ao retirar a moto, a única mudança que notei é que a vibração que antes ocorria próximo aos 60Km/h agora ocorre aos 80Km/h.
Já li vários relatos e muitas hipóteses...pneu "quadrado", calibragem mal feita, roda amassada, defeito nos pneus, regulagem da suspensão traseira, etc etc...mas o fato é que na estrada, em velocidades bem mais altas, nada ocorre!! Incomoda muito no uso urbano...é inexplicável.
Vou retornar à concessionária e esperar o próximo "diagnóstico".
Abraço a todos
Recentemente comecei a sentir uma oscilação na minha moto em velocidades acima de 100 km/h.
Com uns 25.000 km eu já tinha trocado os rolamentos da caixa de direção (estavam com calo).
A moto está com aproximadamente 30.000 km e a tenho desde zero. Nunca tinha sentido tal oscilação, mesmo em excursões até uns 200 km/h.
Tentei alterar a regulagem da suspensão traseira (pré-carga da mola) e melhorou um pouco, mas não resolveu.
Então, como já estava na hora, troquei os pneus (Scorpio Trail 2 no lugar do Anakee 3). Também não resolveu a oscilação.
Resolvi então re-apertar o rolamento da caixa de direção.
Segui os procedimentos no manual Haynes que recomenda um torque de 10 Nm para aperto final do rolamento.
Logo percebi que o aperto estava mais baixo.
Então, ainda seguindo o manual, apliquei o torque inicial de 25 Nm e movimentei o guidom de um lado para o outro. Depois, aliviei o torque e apliquei os 10 Nm de torque final.
Resultado: oscilação sumiu! Resolvido. A moto voltou ao normal.
Ainda restou um pouco de oscilação a 180 km/h, mas bem leve. Como não costumo andar tão rápido, não tem problema.
Fica a dica então: se sua moto começar a oscilar, verifique o aperto do rolamento da caixa de direção.
Não se esqueça de soltar os parafusos da mesa (que seguram a parte de cima das bengalas) antes de aplicar o torque no rolamento da caixa de direção. O torque dos parafusos da mesa é 19 Nm.
Um abraço,
Felipe