Postado originalmente por
FPoli
Pessoal, vamos lá.
Tive uma excelente oportunidade p/ testar o modo Enduro Pro.
Antes um pouco de histórico para entenderem meu parecer que pode não servir a quem não está familiarizado com off: Não sou nenhum expert em offroad, mas me sinto pra lá de a vontade na terra pois aprendi a pilotar moto na terra e barro em 1976 com 12 anos e sempre rodei na terra, nos anos 80 participei de campeonatos de motocross na raça e coragem aprendendo as artes do offroad em videos de fora e dicas dos colegas.
Após ter quebrado muitos ossos rsrsrs, arrebentei a clavícula em meados de 90 que rendeu 3 meses fora do trabalho, ao voltar na moto (kx250 2t) sai acelerando desembestadamente, vi que ia dar M de novo e dei um tempo.
Depois de 15 anos sem moto resolvi voltar e pegar a GS 800, cara pra me arrebentar na terra e mais lenta que speed no asfalto, com isso me conteria na empolgação.
Meu uso no onroad começou em 2012 e me borro no asfalto até hoje kkk.
Acabei de voltar de um passeio de 10mil km na Argentina, Atacama e Chile com foco nos trechos de Offroad. Coloquei o Continental ContAtackTrail2 (10% off).
De inicio fui cauteloso com esse pneu no rippio e areião. Iniciei no modo Enduro, mas logo percebi que a moto tinha aparente perda de potência quando precisava enfrentar areião e precisava até queimar a embreagem.
Logo me acostumei com o pneu e resolvi passar para o Enduro Pró.
Depois disso tudo clareou e nunca mais uso o modo só Enduro.
A moto ficou um trator, trechos críticos de areião a moto era empurrada adiante mesmo com menor giro de motor, nas curvas a moto fazia exatamente o que eu queria, tanto frenagens como aceleração. Acabou a vontade própria da moto, inclusive me vi em situação difícil numa curva que vim forte e só não cai por estar com o domínio real da moto que freou e acelerou como devia.
No off normalmente andar rápido é melhor e para minha surpresa também, o pneu seguiu a regra e aproveitei as curvas sem dó chegando as vezes a escorregar os dois pneus saindo da curva com a moto na mão.
Fiquei maluco e esqueci do quanto custa a brincadeira e toquei no Paso Agua Negra no pau com penhascos e risco de uma queda como se estivesse com pneu biscoito e moto enduro.
Simplesmente chego a conclusão que independente do tipo de pneu, o modo Enduro Pro para quem tem alguma experiência no off é a medida certa e pode salvar de várias situações, já que elimina qualquer vontade própria da moto.
Já o modo Enduro, vale a pena ser usado somente por quem nunca teve ou teve muito pouco contato no uso off, ja que deixa a moto um pouco lenta nas reações.
Por ultimo, o pneu se comportou muito bem em velocidade como se estivesse com pneu biscoito de cross em terreno molhado. Fica agora a curiosidade de como seria se a moto estivesse com Tkc80, deve ser uma experiência única. Essa nova GS no off é uma estupidez, espetacular.
Bom, pela viagem que marcou minha vida e ter retornado há poucos dias me empolguei e escrevi pra carvalho kkkk, mas espero que sirva de parâmetro e, usem o pró sem dó. Diversão garantida.