Outro dia voltando de Maceió, perto de Alvorada passei por um casal numa moto parada no acostamento. Eu estava sozinho, parei para ajudar. Saquei minha super espuma Motul e usei no pneu traseiro deles. O pneu encheu rapidinho mas a espuma começou a vazar por todo lado. Aparentemente ele rodou vazio e rasgou a câmara. Perguntei se ele tinha uma de reserva, porque eu tinha ferramentas, compressor, tudo. Não tinha. Acabei dando uma carona para a mulher até Alvorada e ela encontrou uns amigos.
Em motos com câmara em viagens acho que tem que levar uma de reserva, mas também os reparos e ferramentas para consertar. Isso para quem não gosta de ficar na mão, dependendo de ajuda.
No caso do pneu sem câmara também vale a pena levar uma câmara! Se rasgar feio o pneu e uns vários macarrões não conseguirem tampar, o jeito é abrir e colocar a câmara para tentar continuar até algum lugar. Ao invés de duas câmaras 17 e 19, pode ser uma de 18 que vai servir tanto na dianteira quanto na traseira.
Quanto a essa câmara grossa, acho que pode evitar um furo virar um rasgo, mas um prego que entrar num pneu vai furar qualquer câmara. Tem que estar preparado.