Postado originalmente por
wakapp
Atualmente só a Petrobras refina gasolina porque ela comprou a Ipiranga, que era a única distribuidora que refinava na Refinaria Riograndense na cidade de Rio Grande. Ela tinha esta permissão especial por motivos históricos, já que esta empresa era nacional e tinha a refinaria na época da criação da Petrobras (Também o Getúlio Vargas era gaúcho). Já o nome gasolina Prêmium é definida para o produto de 91 Octanas IAD (
http://www.br.com.br/wps/portal/port...ium+de+a+a+z#3)
- Em teoria o "poder calorífico inferior" (PCI)(entalpia útil da combustão) do etanol hidratado (82%) é 22,5 MJ/l, o Etanol Anidro é de 24,5 MJ/l,apenas 70% do valor da Gasolina que é de 35 MJ/l. Na realidade a entalpia de combustão do combustível tem mais ver com o rendimento (consumo) e pouco a ver com o desempenho (potência).
- Os motores de ciclo OTTO, aspirados ou turbo tem a energia mecânica no eixo dependente de seu ciclo termodinâmico que segue a relação p*DV (delta V), justamento o DV é a taxa de compressão, então quanto maior o DV e o volume total do motor, maior a potência. Por isto o Etanol permite motores mais potentes porque admitiria nos motores modernos a injeção uma taxa de compressão próxima de 14/1, enquanto mesmo a gasolina 100 octanas chega ao máximo de 12,8/1. O motor a etanol puro pode ser mais potente se tiver maior taxa de compressão, mas você paga por isso. Por este motivo que os motores flex aspirados são um embuste tecnológico, já que a taxa de compressão é a mesma, ou seja a potência a Etanol ou gasolina é muito semelhante, porque fica no limite para a gasolina, e não aproveita a capacidade de compressão do Etanol. Também a diferença de consumo não chega aos 30%, referentes a diferença do PCI, porque para a gasolina 87 octanas não pré-detonar (bater pino) a centralina enriquece a mistura. Eu também não tenho carro flex por estas razões, somente agora com os turbo flex (BMW, Citroen e Peugeot)é que esta tecnologia ficará eficiente. Por hora eu tenho carros apenas a gasolina ou diesel (38,4 MJ/l) e motos sempre aspiradas que deveriam ser a gasolina, não a rabo de galo.