Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 31

Tópico: MAIS etanol MENOS gasolina: E AGORA?

  1. #11
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    E a PTbras parece que vai colocar os postos BR a venda pra fazer caixa vamos ficar fud. e mal pagos .

  2. #12
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Nome Real
    Mauro Balaminute Junior
    Localização
    Santo André - SP
    Moto
    R 1200 GS
    Posts
    306
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Fonte G1.com.br:

    Mais cara, a gasolina premium permanecerá, por ora, com 25% de etanol, enquanto a comum e a aditivada passarão a ter 27% no próximo dia 16/03/15.

    O combustível mais caro foi "blindado" porque a associação das montadoras, a Anfavea, pediu ao governo que deixasse pelo menos uma alternativa de abastecimento com a mistura antiga para carros com motor a gasolina, enquanto testes de durabilidade de motor e peças não são concluídos.

    Segundo o presidente da associação, Luiz Moan, não foi uma escolha da Anfavea que essa alternativa fosse a gasolina premium. A decisão foi tomada em conjunto com o governo e demais entidades do setor.

    "Pelo volume, evidentemente, nós acabamos concordando que o caminho melhor seria a gasolina premium", diz o executivo. "O combustível premium equivale a cerca de 10% do abastecimento do total de gasolina, o que, junto com o governo, avaliamos que seria suficiente para suprir e gerar essa alternativa ao consumidor."

    Abaixo, veja perguntas e respostas sobre o aumento da proporção de etanol na gasolina.

    1) De quanto será o aumento de etanol na gasolina?
    O percentual de etanol mistura à gasolina passará de 25% para 27% no próximo dia 16.

    2) Por que o percentual foi aumentado?
    O Brasil adota a mistura de álcool na gasolina desde 1977, quando esse percentual era de 4,5%. Ele foi subindo, gradativamente, até os 25% atuais. O novo aumento deve ajudar a produção de álcool. Segundo o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor fundador do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, a medida visa principalmente atender, com atraso, a um antigo pedido de socorro da indústria que compensar um possível excedente na produção.

    3) Algum tipo de gasolina é puro? Algum ficará de fora do aumento?
    Os 3 tipos de gasolina vendidos nos postos, comum, aditivada e premium, têm álcool. Por ora, apenas a gasolina premium manterá os 25%; as demais, passarão a ter 27%. Isso porque as montadoras pediram ao governo que um tipo de gasolina se mantivesse sem aumento de etanol como alternativa para quem tem carro movido só a gasolina. Isso até que sejam concluídos testes sobre os efeitos da nova mistura na durabilidade das peças do carro.

    4) Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?
    A gasolina aditivada e a premium têm aditivos que ajudam na limpeza do motor, o que pode resultar em consumo mais eficiente de combustível, e, portanto, em mais economia.

    A premium, que é a mais cara, tem ainda o que se chama de maior octanagem, que é a capacidade que resistir, em mistura com o ar, ao aumento de pressão e de temperatura sem detonar, ou seja, sem que a faísca de vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição.

    Quanto maior essa capacidade, maior a resistência do combustível à detonação, permitindo que motores operem com maiores taxas de compressão. Por isso, a gasolina premium só ajudará a melhorar o desempenho de carros com motores de alta compressão, ou seja, motores mais potentes.

    5) Então, para um carro com motor abaixo de 2.0, a premium não faz diferença?
    "Para que ela tenha efeito benéfico, tem que ser em motores de maior potência, que tenham a necessidade de gasolina mais forte", diz o presidente da Anfavea, a associação das montadoras, Luiz Moan. Porém, como por ora só a gasolina premium não terá aumentada a proporção de álcool na mistura, a Anfavea recomenda seu uso em todos os carros movidos a gasolina, até que sejam concluídos testes para ver se a maior quantidade de álcool não afeta a durabilidade das peças por onde o combustível passa.

    6) Por que a premium não muda, em vez da aditivada?
    Segundo a Anfavea, as montadoras pediram que um dos tipos de gasolina fosse conservado como está. A decisão pela premium, tomada pelo governo em conjunto com as montadoras e os produtores de álcool, foi em virtude de ela ser a de menor volume em vendas, correspondendo a 10%, um volume que, de acordo com a Anfavea, é suficiente para a frota de carros movidos apenas a gasolina.

    7) Como são os testes para ver se o aumento de álcool não prejudica o carro?
    A Petrobras já realizou testes que indicaram que o aumento de 25% para 27% do percentual de etanol na gasolina não afeta o desempenho dos carros, segundo a Anfavea. A associação das montadoras está avaliando a durabilidade dos componentes que entram em contato com o combustível nos carros a gasolina. Esses testes, de 100.000 km rodados, são mais demorados e devem terminar somente no fum do mês.

    8) Que tipo de problemas podem surgir?
    "O etanol é mais corrosivo que a gasolina pura", explica Luiz Moan, da Anfavea. "Os carros nossos, não só os fabricados (no Brasil), mas também os importados, são desenvolvidos para um teor máximo de 22% de etanol na gasolina", diz o presidente da entidade, completando que existia uma elasticidade nesse limite, tanto que o percentual foi elevado para 25% em 2011. "De 25% para 27%, precisamos fazer o teste."

    Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o impacto do aumento do etanol deverá ser mínimo, porque a mudança de 2 pontos percentuais é pequena. Mas que, conforme o nível aumenta, podem aparecer problemas de corrosão, falha na bomba de combustível e aumento do consumo, especialmente em modelos mais antigos, sem injeção eletrônica.

    9) E os carros flex?
    O aumento da proporção de etanol na gasolina comum e na aditivada não faz diferença para carros com motores flex, cujo sistema está adaptado para rodar mesmo que só com álcool.

  3. #13
    Piloto Nível 1 Avatar de fcasado
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Nome Real
    Fernando Casado
    Localização
    Holambra/SP
    Moto
    F800 GSA
    Posts
    37
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    O aumento da mistura é inexplicável e só serve para beneficiar o setor canavieiro.

    Todos nós pagaremos a alta conta dessa medida protetiva...

  4. #14
    Piloto Nível 2

    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Philippe Martins
    Localização
    Belo Horizonte, MG
    Moto
    BMW F 800 GS
    Posts
    277
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Pódium..
    Philippe - BHZ/MG

    Amizade em duas rodas, sempre!

    On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
    Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]

  5. #15
    Piloto Nível 3

    Avatar de Antonio
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Antonio Carlos Penteado
    Localização
    Indaiatuba
    Moto
    R 1200 GS LC
    Posts
    525
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12
    Citação Postado originalmente por fcasado Ver Post
    O aumento da mistura é inexplicável e só serve para beneficiar o setor canavieiro.

    Todos nós pagaremos a alta conta dessa medida protetiva...
    Agora que metade das usinas quebraram ? Sera que a Friboi esta entrando no ramo ? rsrsrsrs

  6. #16
    Nível GS 2

    Avatar de sal silva
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Nome Real
    The last rebel
    Localização
    Santos
    Moto
    R1200gs LC ADV e NX 350 Sahara
    Posts
    9.059
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    40
    Citação Postado originalmente por Antonio Ver Post
    Agora que metade das usinas quebraram ? Sera que a Friboi esta entrando no ramo ? rsrsrsrs
    Ouvi dizer que é uma tal de Fricana,e o dono é o lulinha II.To falando que isso aqui é uma .....
    Gian Sussa, the real last rebel.

    https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8

  7. #17
    Piloto Nível 1 Avatar de fcasado
    Data de Ingresso
    Mar 2015
    Nome Real
    Fernando Casado
    Localização
    Holambra/SP
    Moto
    F800 GSA
    Posts
    37
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Citação Postado originalmente por Antonio Ver Post
    Agora que metade das usinas quebraram ? Sera que a Friboi esta entrando no ramo ? rsrsrsrs
    As usinas pequenas realmente quebraram, as grandes estão mais fortes do que nunca!!!

    Aliás, quando a operação REBANHO (A PF vai arrumar um nome melhor) vai estourar, investigando essa historinha da Friboi em???

  8. #18
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Recomendo a Podium, procuro abastecer somente com este tipo.

  9. #19
    Piloto Nível 5

    Avatar de JMCoelho
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Nome Real
    Jose Marcos Santos Coelho
    Localização
    Valinhos/SP
    Moto
    F800GS - Marrom/Verde
    Posts
    1.053
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Tb só uso Podium na moto. O problema é com os carros antigos, com carburador, aí a coisa fica ruim, não há regulagem que aguente, sempre perdendo marcha lenta. Se já é ruim com 25% com 27% vai ficar um pouco pior, e assim vai. Mas quem mandou nascer neste lixo de país.

  10. #20
    Piloto Nível 5
    Avatar de Golias
    Data de Ingresso
    May 2013
    Nome Real
    Reinaldo
    Localização
    São Paulo - Capital
    Moto
    Lambreta
    Posts
    1.392
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Ainda bem que não tenho nada carburado, só eu, mas prefiro destilados,rsrsrs

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!