E a PTbras parece que vai colocar os postos BR a venda pra fazer caixa vamos ficar fud. e mal pagos .
E a PTbras parece que vai colocar os postos BR a venda pra fazer caixa vamos ficar fud. e mal pagos .
Fonte G1.com.br:
Mais cara, a gasolina premium permanecerá, por ora, com 25% de etanol, enquanto a comum e a aditivada passarão a ter 27% no próximo dia 16/03/15.
O combustível mais caro foi "blindado" porque a associação das montadoras, a Anfavea, pediu ao governo que deixasse pelo menos uma alternativa de abastecimento com a mistura antiga para carros com motor a gasolina, enquanto testes de durabilidade de motor e peças não são concluídos.
Segundo o presidente da associação, Luiz Moan, não foi uma escolha da Anfavea que essa alternativa fosse a gasolina premium. A decisão foi tomada em conjunto com o governo e demais entidades do setor.
"Pelo volume, evidentemente, nós acabamos concordando que o caminho melhor seria a gasolina premium", diz o executivo. "O combustível premium equivale a cerca de 10% do abastecimento do total de gasolina, o que, junto com o governo, avaliamos que seria suficiente para suprir e gerar essa alternativa ao consumidor."
Abaixo, veja perguntas e respostas sobre o aumento da proporção de etanol na gasolina.
1) De quanto será o aumento de etanol na gasolina?
O percentual de etanol mistura à gasolina passará de 25% para 27% no próximo dia 16.
2) Por que o percentual foi aumentado?
O Brasil adota a mistura de álcool na gasolina desde 1977, quando esse percentual era de 4,5%. Ele foi subindo, gradativamente, até os 25% atuais. O novo aumento deve ajudar a produção de álcool. Segundo o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor fundador do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), Adriano Pires, a medida visa principalmente atender, com atraso, a um antigo pedido de socorro da indústria que compensar um possível excedente na produção.
3) Algum tipo de gasolina é puro? Algum ficará de fora do aumento?
Os 3 tipos de gasolina vendidos nos postos, comum, aditivada e premium, têm álcool. Por ora, apenas a gasolina premium manterá os 25%; as demais, passarão a ter 27%. Isso porque as montadoras pediram ao governo que um tipo de gasolina se mantivesse sem aumento de etanol como alternativa para quem tem carro movido só a gasolina. Isso até que sejam concluídos testes sobre os efeitos da nova mistura na durabilidade das peças do carro.
4) Qual a diferença entre gasolina comum, aditivada e premium?
A gasolina aditivada e a premium têm aditivos que ajudam na limpeza do motor, o que pode resultar em consumo mais eficiente de combustível, e, portanto, em mais economia.
A premium, que é a mais cara, tem ainda o que se chama de maior octanagem, que é a capacidade que resistir, em mistura com o ar, ao aumento de pressão e de temperatura sem detonar, ou seja, sem que a faísca de vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição.
Quanto maior essa capacidade, maior a resistência do combustível à detonação, permitindo que motores operem com maiores taxas de compressão. Por isso, a gasolina premium só ajudará a melhorar o desempenho de carros com motores de alta compressão, ou seja, motores mais potentes.
5) Então, para um carro com motor abaixo de 2.0, a premium não faz diferença?
"Para que ela tenha efeito benéfico, tem que ser em motores de maior potência, que tenham a necessidade de gasolina mais forte", diz o presidente da Anfavea, a associação das montadoras, Luiz Moan. Porém, como por ora só a gasolina premium não terá aumentada a proporção de álcool na mistura, a Anfavea recomenda seu uso em todos os carros movidos a gasolina, até que sejam concluídos testes para ver se a maior quantidade de álcool não afeta a durabilidade das peças por onde o combustível passa.
6) Por que a premium não muda, em vez da aditivada?
Segundo a Anfavea, as montadoras pediram que um dos tipos de gasolina fosse conservado como está. A decisão pela premium, tomada pelo governo em conjunto com as montadoras e os produtores de álcool, foi em virtude de ela ser a de menor volume em vendas, correspondendo a 10%, um volume que, de acordo com a Anfavea, é suficiente para a frota de carros movidos apenas a gasolina.
7) Como são os testes para ver se o aumento de álcool não prejudica o carro?
A Petrobras já realizou testes que indicaram que o aumento de 25% para 27% do percentual de etanol na gasolina não afeta o desempenho dos carros, segundo a Anfavea. A associação das montadoras está avaliando a durabilidade dos componentes que entram em contato com o combustível nos carros a gasolina. Esses testes, de 100.000 km rodados, são mais demorados e devem terminar somente no fum do mês.
8) Que tipo de problemas podem surgir?
"O etanol é mais corrosivo que a gasolina pura", explica Luiz Moan, da Anfavea. "Os carros nossos, não só os fabricados (no Brasil), mas também os importados, são desenvolvidos para um teor máximo de 22% de etanol na gasolina", diz o presidente da entidade, completando que existia uma elasticidade nesse limite, tanto que o percentual foi elevado para 25% em 2011. "De 25% para 27%, precisamos fazer o teste."
Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o impacto do aumento do etanol deverá ser mínimo, porque a mudança de 2 pontos percentuais é pequena. Mas que, conforme o nível aumenta, podem aparecer problemas de corrosão, falha na bomba de combustível e aumento do consumo, especialmente em modelos mais antigos, sem injeção eletrônica.
9) E os carros flex?
O aumento da proporção de etanol na gasolina comum e na aditivada não faz diferença para carros com motores flex, cujo sistema está adaptado para rodar mesmo que só com álcool.
O aumento da mistura é inexplicável e só serve para beneficiar o setor canavieiro.
Todos nós pagaremos a alta conta dessa medida protetiva...
Pódium..
Philippe - BHZ/MG
Amizade em duas rodas, sempre!
On [CG 125 - 1995, GSXR 1000 - 1998, NX Falcon - 2000, Shadow 600 - 2002, XRE 300 - 2009, F800 GS 2013]
Off [Agrale 27.5 SXT - 1990, CR-E 260 - 1996, Alfer 250 - 1999, WR 250F - 2008, CRF 230 - 2013..avaliando Up Load...]
Recomendo a Podium, procuro abastecer somente com este tipo.
Tb só uso Podium na moto. O problema é com os carros antigos, com carburador, aí a coisa fica ruim, não há regulagem que aguente, sempre perdendo marcha lenta. Se já é ruim com 25% com 27% vai ficar um pouco pior, e assim vai. Mas quem mandou nascer neste lixo de país.
Ainda bem que não tenho nada carburado, só eu, mas prefiro destilados,rsrsrs