Repasso informações copiadas de outro forum sobre o clima no Atacama...
"..por estos lados la cosa esta muy mala, tenemos cuasi tudo o Sul de Chile en Chamas mas de 20.000 hectáreas se han quemado entre esos Parques nacionales y no Norte temos aluvioes por tudos lados o Goberno decretó Catástrofe nacional de Coquimbo até Antofagasta, tivemos un fenómeno que acontece en promedio cada 100 anos e o culpable foi um vento vindo do Amazonas ( cálido) acontece que na cordilheira chove de 2000metros pra baixo, de ai pra cima é neve e essa fica en forma de gelo e glaciares, bom con este ar cálido do amazonas comenzó a chover de los 5000mts. Na cordilheira, tudo se transformó en agua e arrasó con tudo pra baixo. A recomendacao que a gente nao viaje a o norte do Chile, os Pasos están fechados, nao temos infraestructura, as cidades estan cortadas na mitad, a gente nao tein agua potable, combustible, alimentos, electricidad, a ruta 5 está cortada en muitos lugares y esto vai durar por lo menos un mes o dos.."
Ou seja... a água desceu com velocidade levando tudo o que encontrava lá por baixo...
Estão pedindo até contribuição pro Norte do Chile..
http://www.lun.com/Pages/NewsDetail....aId=6&bodyid=0
Coitada da Éumazonia, levou a culpa, o rato de 9 dedos que desmata a Amazônia para criar gado e depois exporta-lo pela Friboi não tem culpa. Recentemente o governo retirou 80% da verba do órgão que "controla" o desmatamento da Éumazonia.Esse pais esta como o diabo gosta.
Valeu mermão! Imagino sua ânsia por informações. Por isso, faço o possível pra colaborar, já que tenho um amigo naquela região neste momento.
Eis mais noticias de ontem e de hoje. Se são importantes pra voce não sei, mas aí estão os relatos do Albano via whatsapp:
◆ Amigos: amanhã estarei inciando a viagem para Fortaleza. Quero informar que até o momento foram rodados 10.211,2 km. Com uma média geral de 17,60 +/- km por litro de gasolina. 579,87 litros.
Obs: a moto dele é uma Yamaha XVS950 Midnight
◆ Acabei de chegar em Monte Queimado na Argentina. Rodei uns 928 km. Ainda não olhei o real no velocímetro. Pegue um trexo muito ruim até aqui, acho que uns 80km +/-, ainda vou conferir e passo com mais detalhes. Vou colocar agora algumas fotos.
◆ Hoje peguei -4,5 graus na cordilheira. Cheguei 7:30 no passo e ele tava fechado por conta da neve, reabriu as 8:30
◆ Cada foto massa. Só a NET não tá ajudando
Última edição por RicBoris; 03-04-2015 às 19:39.
Quando cruzei o passo de Jama em fevereiro último, observei uma série torrentes de lama cruzando a via, resultantes de chuvas de verão ou do degelo dos glaciares (entre 4 e 5 mil M de altura). Apesar de ter causado algum transtorno na pilotagem, não impediu a viagem.
O fenômeno das últimas semanas certamente foi mais severo, pois a infraestrutura existente e as cidades afetadas não foram dimensionadas para aquele tipo de precipitação.