Concordo contigo, normalmente estas motos são usadas em rodovias, isso significa que o uso não é severo. Se fossem usadas somente no trânsito pesado seria diferente e concordaria em trocar com 5 mil km. Eu sigo trocando em minha F700 Gs com 10 mil, conforme o manual, rodo 82 km todos os dias, sendo que 80 em rodovias...
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Como Jack o Estripador, vamos por partes...
- Se o conce$$ionário está te mandando trocar o óleo a cada 5k, está querendo te vender serviço e produto, só isso. mal não faz, só para teu bolso....
- Gasolina deve ter a octanagem especificada no manual da tua moto. A octanagem mínima está ligada diretamente com a taxa de compressão do teu motor. Usar octanagem menor que a recomendada leva a combustão incompleta e antes do ponto correto de ignição, havendo o famoso ruído de "bater pino", ou seja, está ocorrendo a ignição antes do PMS (e com atraso natural da velocidade da reação de combustão). Em uma emergência se usa o que estiver disponível, mas usar gasolina errada por escolha, não me parece uma decisão técnica adequada, pode a médio e longo prazo ocasionar problemas no motor. Depois a BMW leva a culpa...
Última edição por Gnegraes; 10-04-2019 às 20:03.
Maravilha!!!
Glória a Deuxxxxx.
Todos os carros e motos passam por processo de tropicalização, e os manuais ao meu ver eram simplesmente traduzidos. Daí acho que saem todas as controvérsias...
Não acho que a queda de potência da F850 Gs nacional frente a europeia seja por conta de nossa legislação conforme a desculpa da BMW...
Que eu saiba no Brasil os motores seguem a norma euro 5, na Europa está norma já está ficando para trás...
Por aqui continuando abastecendo com gasosa comum, aditivada jamais hahaha...
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se a gasolina "comum" tiver no mínimo 91 RON de octanagem, sim pode usar. O manual indica a mínima octanagem, não quer dizer que seja a ideal.
Para qualquer motor a explosão ciclo Otto, quanto maior a octanagem do combustível, melhor a queima e o desempenho térmico do motor. Queima eficiente está diretamente ligada a cabeças de pistões sem incrustações, teto da câmara de combustão idem, eletrodos de velas limpos sem depósitos, sede de válvulas limpas garantindo a vedação na posição fechada, etc.
Octanagem não tem nada a ver com aditivos, são coisas diferentes, que por sinal todas as gasolinas disponíveis no mercado as tem.
É isso. No geral, as gasolinas comum e aditivada brasileiras(não Premium) têm essa octanagem (87 IAD).O manual indica a mínima octanagem, não quer dizer que seja a ideal.