Postado originalmente por
Iceman
Na boa?
Não acho que as peças e manutenção da R1200GS sejam mais caras que as da F800GS, ou mesmo da G650GS.
BMW É CARA! Ponto!
Quer manutenção barata? Compra uma Honda ou Yamaha.
Entre as duas, como já diseram, se dinheiro não for o problema, pega a R1200GS.
Eu fiz a bobagem de pular da G650GS para a F800GS e 3 meses depois vendi a F800GS e comprei a R1200GS LC. Desnecessário dizer que perdi dinheiro
Não que a F800GS seja um moto ruim, é uma puta moto (ainda sinto saudades do ronco dela), mas alguns dos fatores que pesaram na minha decisão foram:
- Indice de roubo da F800GS estava ficando alarmante (agora parece que deu uma melhorada, mas há um ano atrás tava osso)
- Altura do solo menor na R1200GS. Embora tenha 1.82, a F800GS era bem alta e gerava uma certa insegurança.
- Centro de gravidade mais baixo da R1200GS. Aliado a menor altura de solo, me sinto bem mais seguro manobrando a R1200GS em baixa velocidade, do que a F800GS.
- Eixo cardã. Dispensa a constante preocupação com a manutenção da corrente.
- Potência. Na R1200GS são 125 CV de pura alegria.
- Conforto. A F800GS vibra muito mais que R1200GS e o banco é mais duro.
- Eletronica embarcada. Os modos de mapeamento do motor (Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro), aliados os ajustes eletronicos de suspenção (Soft, normal, hard) tornam a experiencia de pilotar uma R1200GS um sonho, em qualquer terreno ou condições.
- Suspensão Telelever na frente da R1200GS (única no segmento) que não deixa a frente "mergulhar" nas frenagens mais fortes.
- Sistema de frenagem acoplado. Só uso o manete do freio dianteiro, e a moto distribui a força de frenagem automaticamente para as rodas dianteira e traseira.
Quanto a andar nos corredores, a R1200GS é exatos 8 mm mais larga que a F800GS (4 mm de cada lado do guidom).
Portanto, se já andava de boa nos corredores com a F800GS, não mudou nada com a R1200GS LC. Só não empurra Moto-boy se não quiser.
Quanto a andar no off, que me perdoem os amigos, mas essa moto foi criada e projetada para o OFF ROAD, senão seria a K1200.
Quem sabe andar no OFF com a F800GS, vai deitar e rolar com R1200GS, inclusive devido ao centro de gravidade mais baixo e os modos Enduro e Enduro-Pro
Outra coisa, graças aos cilindros do motor boxer, em caso de queda, comum em off road, a moto não cai em cima da perna, ficando apoiada na cabeça do cilindro. Por isso, recomendo fortemente a instalação de um protetor de cilindro.
Como ela não "deita" totalmente no chão (fica a uns 40 graus, apoiada no cilindro) é mais fácil de levantar a moto novamente.
Resumo da ópera: Vai de R1200GS sem medo de errar.