Atualmente estrou usando a Octapro. Não percebi diferença para Podium.
Por aqui só existem essas duas.... Me parece que em SP a Shel tem sua gasolina premium
Atualmente estrou usando a Octapro. Não percebi diferença para Podium.
Por aqui só existem essas duas.... Me parece que em SP a Shel tem sua gasolina premium
Beto,
Para um dado mesmo desempenho, velocidade constante por exemplo, uma gasolina de maior octanagem requer menor vazão de combustível para obter a mesma potência e torque. Com isso, menor consumo de litros / 100km.
Ou em desempenho de km / litro, que por sinal dizemos no Brasil e utilizamos o termo "errado" como sendo consumo.
Vale o mesmo para acelerações...
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
em relação ao consumo, a podium (ou octapro) com certeza são mais econômicas. Elas contem menos etanol que as gasolina comum ou aditivada
Com a podium só abasteci uma vez. O preço era cerca de 20% maior do que a comum, mas o consumo melhorou só 10%, mais ou menos. Pode ter feito bem ao equipamento, mas ficou por isso. Quando suprimirem o etanol poderei mudar de ideia.
Marivaldo,
O etanol misturado na gasolina veio para ficar....
E não é somente aqui no Brasil não. Na Alemanha por exemplo também é obrigatório e o teor é de 10%.
O etanol na gasolina foi uma invenção brasileira e à época pioneira: se ajusta com ela a octanagem final do combustível, evitando usar "química" mais tóxica no combustível.
No passado se usava tetraetila de chumbo, veneno tarja preta....
Aqui nosso teor de álcool é mais alto por que somos produtores, custo mais baixo.
Para os europeus é caro importar também....
Guilherme
Guilherme
Eu entendo que a ECU foi reprogramada para trabalhar com a gasolina Brasileira, que por lei pode ter até 23% de álcool em sua composição.
Senão, não atenderia as normas atuais do Proncove L7....
O manual da 2015 ainda pede álcool E 10....que não se encontra em nenhum posto no Brasil....
"Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10)
95 ROZ/RON
89 AKI
Qualidade do combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições de desempenho
e consumo. Se o motor, por exemplo, tiver que
ser utilizado em países com uma qualidade de
combustível inferior com 91 octanas, então a mo-
tocicleta deve ser respectivamente programada
antes por sua concessionária BMW Motorrad.)
(máx. 10 % de etanol, E10)
91 ROZ/RON
87 AKI
Volume útil de abastecimento de combustível aprox. 20 l"
Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
Reiner,
Com certeza a ECU / ZFE foi programada para nossa gasolina.
Os padrões de combustível pouco variam ao longo do empo, devido a boa parte da frota ser antiga.
Nossa gasolina sofreu recentemente um ótimo upgrade na padronização da octanagem, e que não afeta em anda os motores mais antigos. Todo motor de combustão interna, independentemente da idade do projeto, funciona melhor quanto maior a octanagem da gasolina.
Muitos de nossos Manuais de Proprietário no passado são os de Portugal, não se deram ao trabalho de adaptá-los para o Brasil.
Nos modelos mais recentes como a R1250GS ADV, a informação de combustível informa que o teor de álcool deve estar entre 15% e 30%, uma faixa bem ampla eu diria.
Mas o mais importante é que a especificação de octanagem da gasolina permanece:
- ideal 95 RON
- mínima 91 RON
Última edição por Gnegraes; 21-04-2022 às 16:47.
Guilherme