Amigo a F800 gs é uma moto muito boa para viagens,se esta procurando uma bem cuidada, estou vendendo a minha, por um preço bem abaixo do mercado.
Amigo a F800 gs é uma moto muito boa para viagens,se esta procurando uma bem cuidada, estou vendendo a minha, por um preço bem abaixo do mercado.
Com certeza a melhor moto para viajar 500 km sem garupa e com apenas mochila e top case. No seu caso ela deixa as pernas um pouco dobradas demais. Diria que ela é fit 1,75 m.
É muito leve, 175 kg, e tem o centro de gravidade bem baixo, o que facilita bastante a agilidade e o manuseio.
O comportamento off road é bem melhor do que se comenta, pois o freio motor do martelão de 10 cm praticamente desonera o piloto de usar o freio traseiro. Essa mesma característca inercial facilita bastante o uso urbano com frenagens, por exemplo, apenas apertando e soltando a embreagem sem trocar a marcha. Além disso os pneus são 70/30 e a roda dianteira é um pouco maior, 19. Os pneus, dizem, duram de 20 mil a 30 mil km.
Sua suspensão não é comparável com a da R1200GS, pois tem ajustes apenas na traseira e a dianteira transmite irregularidades do solo diretamente ao guidão, como em qualquer moto convencional, o que não ocorre com a 1200, que é imbatível nas suspensões.
Tem um ótimo torque a 5000 RPM, uns 6 kg, o que sobra para pilotar sem garupa e permite andar a rotações mais baixas. Você poderia viajar em cruzeiro a 130 km/h muito relaxado, se a legislação permitisse. Ela chega fácil a 160 km/h. A aerodinâmica atinge um pouco os braços, exigindo que fiquem mais próximos do falso tanque, mas o vento acha seu caminho correto acima da aba de capacetes tipo enduro, como o da BMW. O tanque mesmo fica embaixo, melhorando ainda mais o centro de gravidade.
Você pode não se importar com o consumo, mas a autonomia da moto, sim. Por andar em em baixas rotações, faz normalmente mais de 20 km/l, havendo relatos de 32 km/l a 100 km/h. Se conseguir 20 vai ter 280 km de autonomia, lhe permitindo abastecer apenas uma vez no meio da sua viagem de 500 km.
Por ser monocilíndrica e ter apenas 5 marchas, falta uma marcha entre a primeira e a segunda para fazer curvas mais agressivas no off, o que exige bastante o uso da embreagem, ao contrário da 1200 em que se pode andar praticamente clutchless em quase todas as situações por ter um câmbio melhor escalonado.
Em altas rotações o martelão vibra mais, como uma motocross, mas não acredito que vá pilotar dessa forma, mesmo porque não é moto para isso. Nesse caso a moto ideal seria a KTM 690 ( http://www.ktm.com/tr/enduro/690-enduro-r/ ) que não temos por aqui e ficaria mais próxima do comportamento da 800GS.
Resumindo, moto para pilotos não altos, que andam sem garupa no trânsito urbano, estradas de chão e em viagens curtas a velocidade próxima de 120 km/h, que prezam pela economia de combustível, têm capacidade de se virar sem controle de tração, mas fazem questão do refino ciclístico BMW e do aprovadíssmo motor Rotax austrïaco, produzido na China sem deméritos e, da mesma forma, montado com a moto no Brasil.
Pode-se conseguir uma zero km nas concessionárias por preço inferior a 30 mil reais.
Última edição por Eder; 05-09-2015 às 15:54.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
Womvet,
Também saí de uma custom(Suzuki Marauder 800) e cheguei a cogitar a F650 GS, mas nem fiz o test-ride. Fiz na Triumph XRx e na F800 GS e optei por esta última. Até agora estou muito satisfeito com ela e pelas características que você relatou, você também vai ficar.
Já tive várias monocilíndricas(DT 180, DT 200, Sahara, XT 600) e nunca me acostumei com as vibrações. A F800 GS, na minha opinião, tem um bicilíndrico que vibra bem pouco e tem mais potência, mais torque, mais freio, mais suspensão, mais segurança, mais tecnologia, etc. do que a F650 GS.
Mas a opção acima da 650 é a 1200 e não a 800, que é bem mais off road.
Wind Power Generation & Wind Power Fun