Postado originalmente por
sal silva
Bem, vou parar um pouco de chasquear e falar um pouco sério. A pedido do colega André Alves, farei uma avaliação da R1200 adv em uma viagem longa. Primeiramente acho que avaliar uma moto que carrega garupa é um pouco diferente, mas vamos lá. Farei a comparação com a 800,moto que viajei para Ushuaia e Atacama. Nao da para comparar o conforto, vibraçao, suspensão e freios com a outra. A 1200 é imbatível, com ela conseguia rodar 200 quilômetros sem parar e querer parar, chegávamos inteiros (quando não estava calor) em uma tocada de até 700 quilômetros. A moto tem potencia de sobra para ultrapassagens,o que a torna muito segura. Minha velocidade de cruzeiro era em torno de 120,130 kmh,mais que isso acho que o motor enche um pouco e o ruído mais alto me incomodam bastante. Penso que 120 kmh é uma velocidade segura, achei que a media de consumo de 17 e 18 quilômetros por litro foi muito boa, pelas bagagens e garupa. Rodando a 140 kmh,minha esposa reclamou do forte deslocamento de ar no capacete,pois a posição do garupa é bem elevada. No ripio mesmo com pneus anakee 3 achei a moto bem na mao. Mesmo com garupa e malas e a frente leve, tive controle total da maquina, freios excelentes, mesmo no ripio e com abs e ct desligados a moto não travava as rodas, ignorava buracos sem perder o controle. Só achei que em algumas subidas na Carretera,como estava com a moto pesada, tive que reduzir a marcha varias vezes. Acho que nesse quesito a 800 é melhor com mais torque, talvez por ter transmiçao a corrente,ou o bi cilíndrico Rotax.Achei que depois de quente o motor boxer lc faz uma barulheira danada que parece válvula,observei que os boxers a ar não fazem esse barulho.Pergunto aos colegas se isso é uma característica dos Boxers LC ou não é normal.Obrigado.