Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 34

Tópico: Existe Algum Limite de Km Diário Ideal para Rodar em Viagens Longas

  1. #11
    Piloto Nível 4 Avatar de profCarlos
    Data de Ingresso
    Feb 2015
    Nome Real
    Carlos Domingues
    Localização
    Uberlândia
    Moto
    GS 1200 LC
    Posts
    658
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Realmente o tempo de viagem dia sofre muitas variações. Uma delas, não citadas pelos amigos, creio que em defesa própria, é a idade do piloto, Kkkk
    Mas quero dizer que a volta é e, sempre deverá ser considerada como parte da viagem, portanto, muito bem curtida.
    Nosso patamar está em torno de 1000 km/dia, com chuva. É claro que o tempo em estrada sofrerá um bom acréscimo.
    Mas o mais importante é e sempre será a segurança!

  2. #12
    Piloto Nível 2

    Avatar de AD-1512
    Data de Ingresso
    Nov 2015
    Nome Real
    Alessandro Diaferia
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200 GS Adv Triple Black 2012
    Posts
    286
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Prezado,
    Como o pessoal acima mencionou, tudo varia muito. A estrada, o horário, o clima, o tipo de viagem (uma coisa é viajar num feriado, outra é viajar por muito tempo), o piloto e suas condições pessoais (preparo físico, resistência), a garupa, os demais companheiros, a moto usada, o propósito buscado com a viagem, e assim por diante.
    A meu ver, a melhor forma de vc descobrir é viajar o máximo possível, sempre que puder e, com isso, ir acumulando experiência e autoconhecimento. Viagens curtas, longas, em grupo, solo, estradas boas, ruins, com chuva, calor, on-road, offroad, e assim por diante.
    Tive a oportunidade de fazer umas viagens meio radicais, de longa distância em períodos de tempo limitado. 1600km em 24h, 2500km em 36h, 3200k em 48h. Fiz isso pra conhecer os meus limites e foi interessante. Uma verdadeira maratona física e de planejamento, pra dar certo. Se tiver curiosidade, veja o site www.ironbutt.com sobre esse tipo de desafio pessoal. Dá pra ver que há louco pra tudo neste mundo! Rs! Abs e bons kms!

  3. #13
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Nome Real
    Antonio Miguel Pereira Junior
    Localização
    Maceió
    Moto
    R1200GS LC
    Posts
    27
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    0
    Eu deixei de contar km. Agora me oriento pela luz do dia. Me programo pra sair cedo, ao nascer do sol, e recolher antes do poente. Se der rodo mil km, senão rodo o que der. Passei por situações de alto risco rodando à noite, e agora não faço mais.

  4. #14
    Moderador
    Avatar de Rromagnani
    Data de Ingresso
    Jan 2015
    Nome Real
    Roberto Romagnani
    Localização
    São Paulo
    Moto
    BMW R1200GS Adventure
    Posts
    3.456
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Citação Postado originalmente por Miguel Ver Post
    Eu deixei de contar km. Agora me oriento pela luz do dia. Me programo pra sair cedo, ao nascer do sol, e recolher antes do poente. Se der rodo mil km, senão rodo o que der. Passei por situações de alto risco rodando à noite, e agora não faço mais.
    Perfeito... À noite, nem pensar!

  5. #15
    Piloto Nível 2
    Avatar de JPonte
    Data de Ingresso
    May 2014
    Nome Real
    Julio Ponte
    Localização
    Matao/SP
    Moto
    Alemã!
    Posts
    266
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Mais importante que o destino é a jornada!
    JPonte!

  6. #16
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Oct 2013
    Nome Real
    Marcos Polatti Silva
    Localização
    São Paulo
    Moto
    F 800 GS 2013
    Posts
    118
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Concordo com outros comentários. Há muitas variáveis que influenciam a resistência da gente. Tem estrada que te mata em 50 km...tem um vídeo no YouTube em que o pessoal chega em Ushuaia num lamaçal impressionante, derrubaram as motos várias vezes e ficaram moídos rapidinho . Eu fiz de Foz do Iguaçú a São Paulo(1.100km) em dez horas e pouco, cansativo mas tranquilo...nos últimos 400 km não tem nenhuma curva e o asfalto é perfeito. Mas se for para dar um palpite, eu diria para planejar uns 700km por dia.

  7. #17
    Piloto Nível 2 Avatar de ACD
    Data de Ingresso
    Sep 2013
    Posts
    223
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Quando a gente começa a fazer viagens maiores, com vários dias na estrada,,fica mais evidente a necessidade (e a dificuldade) de se planejar. Já fiz várias viagens, solo e em grupo. Acho que o essencial é embutir uma certa folga no planejamento e ser flexível quando necessário. Sem isso a viagem fica menos prazeirosa e potencialmente mais perigosa.
    Se você se propõe rodar x km por dia e tudo dá certo, ótimo, mas se há um imprevisto e você quer de toda maneira chegar na cidade onde planejou se hospedar, acaba ficando mais tempo na moto, roda cansado e à noite.
    Quando possível, planejo chegar no destino ainda com 1.5 ou 2 horas de claridade. Se for para rodar no escuro é melhor que seja acordando cedo e ver o nascer do sol na estrada! Durante o percurso podemos ir ajustando, e aí entra a flexibilidade: não se sinta obrigado a chegar no lugar planejado.
    As variáveis são muitas: a velocidade que você gosta de rodar, condições da estrada, tráfego, clima, imprevistos com a moto, fator garupa, etc. Diante disso é importante estarmos constantemente coletando as informações possíveis: condição da estrada, previsão do tempo, relatos de viagem, etc.
    Ano passado fiz uma viagem de 6 dias: Brasília - Maceió em dois dias, dois dias lá e dois voltando. Meio corrido mas foi legal. No entanto quase nada correu como planejei. Saí atrasado, rodei mais para poder dormir num lugar melhor, mudei o outro pernoite, tive pneu furado, peguei chuva, rodei 20 km na direção errada, ajudei um casal de CG com câmara rasgada, engarrafamento monstro - tive que fazer um "off-road" de vários km, farol baixo queimou, segui indicação furada do GPS e pequei estrada completamente destruída. Ou seja, no papel a viagem já era apertada, 1.000km por dia. Com os probleminhas, acabei rodando à noite duas vezes, uma delas sem farol baixo, a viagem foi mais cansativa do que antecipei, e na volta, durante trechos desertos, tive que rodar a velocidades pouco recomendáveis. Podendo evitar,,evite.
    Essa foi a resposta longa. A curta é a seguinte: acho legal rodar entre 600 e 700km/dia. Não cansa, sobra tempo para sair no destino, permite lidar com imprevistos e ainda chegar bem.

  8. #18
    Piloto Nível 2
    Avatar de nicobico
    Data de Ingresso
    Feb 2014
    Nome Real
    Nicobico
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Moto
    R1200GS Sport Triple Black 2012
    Posts
    214
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    11
    Tchê, se o seu objetivo é ir somente do "ponto A" até o "ponto B", o limite diário é o que o seu corpo aguentar.

    Porém, viajar dessa maneira vai tornar o passeio muito mais cansativo e apenas "empilhar" quilometragem. Eu procuro viajar somente pela parte da manhã, reservando a tarde para conhecer locais por onde vou passar e descansar um pouco.

    Caso você comece a ter aquela sensação de "não vejo a hora de chegar e parar de pilotar", isto significa que está rodando demais.

    Em minha opinião, uma KM razoável para percorrer aproveitando o caminho fica entre 400 e 600 km por dia. Menos a viagem não rende. Mais fica cansativo demais e não se aproveita o trajeto.

  9. #19
    Piloto Nível 5
    Avatar de Crodao
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Nome Real
    Cláudio Ferreira
    Localização
    Santana de Parnaiba
    Moto
    GS1200 Adv Branca
    Posts
    2.246
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    15
    já disseram tudo sobre o assunto. Não resta muito a dizer
    O que eu descobri fazendo testes, é que depois de um tempo rodando, tanto faz parar a cada 150km ou 400Km, depois de um tempo a dor na bunda é a mesma. Se fizer tiros de 350km entre cada parada, a média diária aumenta consideravelmente.
    Para efeito de distância percorrida no dia, isso é o que importa. A média.
    Se fizermos um cálculo da velocidade média real do dia (considerando paradas etc), poderemos notar que médias diárias acima de 70km/h é muito difícil.
    A solução é fazer tiros maiores, acima de 300km, o que eleva substancialmente a velocidade média e por consequência, a distância percorrida num dia.
    R1200GS Adv e XT660
    Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016

  10. #20
    Piloto Nível 1

    Data de Ingresso
    Jun 2015
    Nome Real
    José Carlos Menezes
    Localização
    Rio de Janeiro
    Moto
    HD Sport Glide 2019
    Posts
    181
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Adorei o comentário do Crodão. E concordo, depois de um tempo a dor é a mesma.

    Final de agosto fui do RJ a Porto Seguro, em dois dias e meio. No primeiro dia, com muita chuva parei em S.Mateus (ES), acho que menos de 700kms. No segundo dia fui a Caravelas, Alcobaça e Prado. Na metade do 3º dia fui pra Porto Seguro.

    A volta foi um tiro de 1135kms, de puro sacrifício. Temperatura elevada e muito pedágio, além dos costumeiros caminhões, treminhões, etc...

    Na semana passada refiz o trajeto, parando novamente em S.Mateus e no outro dia para Porto Seguro. A volta novamente em um tiro.

    Agravantes: pedágios demais no RJ e ES e pistas de mão dupla com muitas curvas, caminhões, calor em demasia, sem contar os 63 aninhos. kkkkk...

    Como já comentei, embora tenha trocado o banco original da 800gs por um Erê e acolchoado esse bendito, a phorra é puro sofrimento. Dói muuuito a buzanfa. Pra falar a verdade, já penso em passar pra 1200gs, adv nem pensar... 1,70m... kkkk...
    Última edição por Jotace; 26-12-2015 às 00:13.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!