Amigos
Faço trilha há mais de 10 anos e desde então passei a ser um entusiasta das motocicletas.
E nos últimos anos, eu e meus amigos temos procurado fazer passeios que nos propiciem conhecer novas regiões e diferentes paraísos off-road. Eu digo diferentes porque considero minha terra natal, Belo Horizonte, um paraíso off road.
Fizemos então inicialmente passeios na Serra do Cipó, Serra da Canastra, região de Ouro Preto e região de Tiradentes.
Nos aventuramos um pouco mais e fizemos o passeio da Brasil Moto Tour nos Lençóis Maranhenses, onde andamos 3 dias pelas areias e dunas da região.
E a experiência foi tão boa que fomos em 15 pessoas, em 2013, para o passeio KTM Adventure Tour em Piemonte, na região dos Alpes Italianos. Foram 3 dias de trilhas pela região.
E para 2015, nos programamos para ir a Sibiu na Romênia, a Disneylândia de qualquer treiero. Local de relevo incomparável, subidas intermináveis e palco de uma das mais famosas provas de Enduro Mundial, o Romaniacs.
Mas o que isto tem a ver com este fórum de BIG TRAIL? Pois bem, eu e mais 6 integrantes deste grupo resolvemos fazer um passeio de BIG TRAIL pelo Leste Europeu antes de fazer a nossa trilha.
Alugamos 7 motos em Bucareste, capital da Romênia, sendo 05 BMW GS 1200, 01 VSTROM 1000 e 01 BMW GS 800. E a partir desta época, além de frequentar fóruns de off-road, passei a me interessar pelas BIG TRAILs também. Tanto que comprei uma GS 800.
Em nossa viagem percorremos 3,5 mil km em 11 dias. Passamos por 10 países diferentes: Romênia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedônia, Albânia, Montenegro, Croácia, Bósnia, e Servia.
Passamos pelos países mais pobres da Europa e constatamos que eles são pobres realmente, porém em relação a Europa ocidental. Constatamos que se eles são pobres, nós somos miseráveis. Mendigo e pedinte é coisa rara de se ver. Pessoas dormindo debaixo de viaduto tb, até porque, com o frio que faz no inverno, nenhum sobreviveria.
Antes da viagem, troquei mensagens com um expert viajante pelo mundo de nome Walter raio. Não sei se ele faz parte aqui do fórum, mas suas informações foram valiosas para nosso passeio.
E uma delas, que pra falar a verdade eu não tinha levado muita fé, era que era possível se virar bem com inglês. Tanto não acreditei que brincava com os amigos dizendo que iria levar no celular foto de carne de boi, frango, peixe e macarrão, pra mostrar nos restaurantes na hora de se fazer o pedido. Ledo engano. A grande maioria das pessoas com quem nos deparamos falam inglês. O frentista de um posto de gasolina no interior da Bulgária falava. Ele e vários outros por todos os países que passamos. O motorista do caminhão reboque que contratamos quando uma moto estragou falava inglês. Um policial que nos abordou na estrada na Romênia falava inglês. A garçonete de um bar não turístico na Bósnia falava também. E olha que há 20/30 anos eram países comunistas, onde provavelmente quem falasse inglês teria a garganta cortada....kkkk.
Mas são experiências como estas e tantas outras que nos engrandecem e fazem da nossa viagem um passeio inesquecível. E no sentido de compartilhar com todos as experiências vividas, e ainda, de incentivar que outros também se aventurem como nós fizemos, estou montando alguns vídeos da viagem. E como tudo que é bom é para ser copiado, estou plagiando o forista Sorocaba e montando episódios distintos para cada um dos países por onde passamos. Espero que gostem.
O primeiro país de nosso roteiro foi a Romênia.
Caso alguém se interesse em um relato mais detalhado, coloquei este relato no site de minha turma www.trailbh.com.br
Segue link para o video
Abs
Dalton