Postado originalmente por
Mcolnagosp
Robson, trocaram a coifa porque a anterior era ridiculamente fina e já havia sido trocada na Caltabiano. Pra resumir, a coifa original foi rasgada com uma chave de fenda, trocaram por uma meia boca. A atual me parece bem resistente e acho que dura muitos milhares de quilomêtros, aliás já durou 10 mil km, foi o que rodei desde a última revisão. Foi trocada na Eurobike mas estive na Caltabiano antes, mostrei-lhes a coifa rasgada e eles concordaram que o material que vinham utilizando era de segunda (???), inclusive comentaram iriam substituir por uma de melhor qualidade (???). Como disse, não quis arriscar de novo e levei a moto para fazer o serviço na Eurobike.
Sal, concordo que 2 em 2 meses não há necessidade. Acho que uma inspeção minuciosa na coifa já resolve. Como já foi dito, as cruzetas são importantes porque sofrem efeitos/forças de todos os lados, possuem rolamentos e há necessiadade de lubrificação, como qualquer peça com rolamentos. Nas cruzetas existem dois bicos para lubrificação, se é que entendi o funcionamento. Ali você injeta graxa nova e expulsa a velha.
Quando estão expostos ao tempo, como os eixos dos caminhões e 4x4, há necessidade de lubrificação a cada 10 ou 20 mil quilômetros, mais ou menos nessa faixa. É de fácil lubrificação porque basta levanjtar o veículo e pronto.
Entretanto, no caso da 1200GS o eixo está protegido, então não há necessidade, pelo menos é isso que entendo pelo plano de manutenção/revisão. As ponteiras estriadas são engraxadas para facilitar o encaixe e expulsar eventuais humidades, evitando ferrugem.
Bom, tô dando um monte de piruada, posso estar errado, mas por enquanto esse é meu entendimento e vou proceder assim com a minha moto.