Já me falaram, que depois da metade do mes de outubro, também é viável.
Já me falaram, que depois da metade do mes de outubro, também é viável.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
O problema que eu vejo em setembro:
Na Europa há um ditado que diz que "em Março, vista-se como em Janeiro".
Ou seja, apesar de ser final de inverno, pode fazer tanto frio quanto.
Se este ditado se aplicar no hemisfério sul, em Setembro você pode encontrar a situação que o Crodão comentou...
Então neste caso eu pensaria mais em Outubro mesmo...
Carlo você topa ir agora em Abril ? Pra mim dá qualquer dia depois deste fds. Em maio eu acho que já começa a ficar complicado. Eu queria ir para o Ushuaia mas os meus parceiros todos "deram pra tráz", aí eu mudei de planos com a idéia de fazer o sul da Bolívia até o Salar de Uyuni, mas também abortei por falta de parceiro e com o agravante dos relatos de perigo da Bolívia.
Se você tiver a fim, podemos fazer mais ou menos o trajeto do Marlon ou então fazer o sul da Bolívia com tour guiado de carro 4x4. Se você tiver a fim eu passo detalhes dos 2 roteiros.
Já que o assunto é esse, deixe eu colocar aqui minhas opiniões, especialmente o que eu farei na proxima:
- Entrar e sair por Iguazu;
- Descansar em Misiones? não fique nas cidades. recomendo hotel bem legal entre Santa Ana e San Ignacio: Hotel del Teyu
- Atravessar a RN16 (aquela do Chaco) em vez de dar a volta por Tucuman e Santiago del Esteiro. Encontrei um BR que fez isso em março e não usou o galão de reserva que ele tinha comprado e que só ficou vazando combustível.... claro que ele completava o tanque toda hora... Há trechos ruins com buracos, mas todas as estradas são assim... e quanto à Polícia Caminera, é só não cometer infração na cara deles (eu fiz isso e me ferrei... ultrapassei caminhao na faixa dupla amarela na frente deles...)
- Não ficar em Jujuy - fique em Purmamarca numa pousadinha atras da Igreja. Não tem erro!
- Nao tentar ir de moto sozinho nas atrações de San Pedro com os pneus originais... Só se você se garantir muito! Só o Vale da Lua é tranquilo. No resto (incluindo ir a Bolívia) vá de jipe ou pelo menos com um guia, pois já lugares em que você pode se perder. Recomendo tours da empresa Grado 10.
Olá Marlon, ótimas dicas, valeu, permita que eu comente a questão da RN16. Por incrível que pareça, é melhor passar pelo Paraguai e atravessar o Chaco argentino pela RN81. Não têm guardinhas fdp, e é menos deserta do que a RN16. O problema da gasolina acontece em ambas. Mas isso depende de época. Os guardinhas fdp da RN16 são corruptos.Talvez o seu amigo tenha dado sorte, como eu dei por exemplo em Paso de los Libres, onde todo mundo fala muito. Já na RN16 eu passei 2 vezes e tive que dar propina 2 ou 3 vezes em cada trecho.
Cara, por mim sairia agora,mas nao posso deixar a patroa de fora,ela nao podera ir agora por motivos de trabalho.Alem de tudo tenho que equipar a moto que esta sem nada.Uma vez passei pela mesma situaçao com colegas que na hora furaram a viagem,nao perdi tempo e fui sozinho mesmo.A viagem foi super legal,nao perca tempo brother.
Obrigado a todos que postaram informaçoes.
Valeu.