Pessoal, e o curso "On" alguém já fez?
Quais as impressões?
Pessoal, e o curso "On" alguém já fez?
Quais as impressões?
JPonte!
Toda vez que coloco minha gs na terra, procuro nao empolgar e tomo bastante cuidado ora nao cair mas, vou de cabeça livre sabendo que posso levar um ou mais tombos.
Uma coisa que ajudou a superar o medo foi trocar os anakee três pelos metzeler tourance, a confiança agora é outra. Vale lembrar que com os anakee eu atravessei rio, pequenos trechos de agua empoçada(lama) e terra é claro e foi tranquilo sem abusar do acelerador. Mais com os tourance sinto mais a moto e tenho mais confiança. Claro que se for um karoo 3 ou tkc80, a brincadeira fica bem melhor, mais perco no asfalto já que rodo so em alguns finais de semana na terra.
O que vale é a experiência aliada à noção dos seus limites, da moto adequada e equipamentos adequados.
Quem nunca andou sair por aí com uma moto de 200kg vai ter problema. Quem não tem experiência fizer o curso e sair por aí vai ter provavelmente problema pois o curso é em ambiente controlado e graças a Deus a natureza não o é!
De qualquer maneira toda forma de aprendizado é valida, porém deve ser vista com cautela, é como tirar a habilitação para dirigir, nós sabemos perfeitamente qual o resultado.
Portanto na minha opinião o que habilita são as oportunidades de experimentar o máximo possível. O curso na minha opinião fica como canja de galinha, pode não curar mas mal também não faz!
Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?
Melhor não abusar...baixe a pressão que vai bem na terra firme. Lama e areia fofa são um tremendo desafio...off-road mesmo não recomendo, esses pneus "mistos" só resolvem a estradinha de terra batida e se não estiver chovendo.
Você vai ouvir outras opiniões, mas provavelmente quem disser que vai bem é aquele que nunca usou um pneu off de verdade.
Nada substitui a experiência. As trilhas que fiz nas magrelas ajudam quando coloco a GS no off, mas resolvi fazer o curso off da BMW e me arrependi de não ter feito antes. Tem muita dica específica para essas motos, sobre os recursos, etc. Se a viagem é 90% asfalto e 10% off, vou de Tourance (o original). Se for mais off que isso, vou logo de Karoo 2 ou TKC80. São bons no asfalto e perfeitos no off. Único defeito é a durabilidade: 6.000km se rodar muito no asfalto, muito calor, moto pesada.
O curso é ótimo, mas depois tem que praticar!
Amigo,
Fiz o curso do Jean Azevedo e digo que foi transformador.
Nao interessa o quanto voce leia sobre o assunto, o quanto de youtube voce assista...nada se compara a alguem te ensinando a tecnica correta, sem vicios e te dando suporte moral e teorico. Sem contar as amizades, as dicas off-internet de acessorios, viagens, vindo de quem ja experimentou na pratica, e mais importante, outros caras crus caindo no curso junto contigo...
Sim, voce vai cair, todos caem! Eu ate quebrei um osso!!! Mas o legal é que voce percebe que a moto foi feita pra aguentar uns capotes e perde o medo e a dó da bichinha. Agora, tem que desapegar um pouco, senão em vez de curtir, vira stress...
Grana muito bem gasta!
Vini, muito legal seu relato, desde o ano passado para os dias de hoje, já me arrisquei um pouco mais no OFF, já tomei alguns tombos bobos e já perdi a preocupação com a moto, afinal no começo é um brinquedo meio caro, mas se for se apegar demais então é melhor nem comprar. Acho que o principal é curtir um passeio ou viagem sem stress, então tem que ir pra guerra, mas sem dúvida ir bem preparado é muito melhor do que ir na cara e na coragem. Vou seguir sua dica e fazer a inscrição no curso. Valeu pela dica, muito obrigado, grande abraço.
Enviado do meu Xperia Z2