Postado originalmente por
Iceman
Caro Esteves, deixa eu ver se consigo te ajudar.
Até 2013, as R1200GS eram refrigeradas exclusivamente a ar. São motoos extremamente robustas e confiáveis, pois o projeto deste motor foi mais do que testado e aprovado nas trilhas do mundo inteiro.
Em 2012/2013, a BMW renovou totalmente o motor da R1200GS, lançando um motor refrigerado a ar e também a água. 65% da refrigeração continua por conta do ar e 35% (concentrado nas cabeças dos pistões) é feita por água, dai a denominação "LC", de "Liquid Cooled".
No exterior, também são conhecidas como "WC" ou "Water Cooled", mas é a mesma coisa.
As a ar tem embreagem seca, enquanto que as LC tem embreagem banhada a óleo.
Em relação às suas irmãs a ar, a LC tem mais torque e potência (125CV na LC, contra 120CV na ar), mas pelo que dizem, perdeu no quesito conforto e confiabilidade.
Como a LC é um projeto novo (o motor é totalmente novo, não é o velho adaptado), ainda existem algumas "doenças de recém-nascido".
Até 2014, eram produzidas na Alemanha, mais precisamente em Berlim, e trazidas para o Brasil em regime de CKD.
A partir do final de 2014, início de 2015, passaram a ser "produzidas" na fábrica da DAFRA, em Manaus, onde também são montadas a mais tempo as F800GS e G650GS.
Neste processo, algumas peças tiveram que ser nacionalizadas, para obter a redução de impostos, e isso gerou algums problemas, mas que basicamente já foram todos resolvidos por RECALL.
O conjunto propulsor entretanto, continua sendo trazido da Alemanha.
Quanto aos modelos:
SPORT (modelo de entrada)
- Computador de bordo,
- ABS,
- Rodas de liga leve
- Conjunto óptico (faróis) com lâmpadas halógenas
SPORT-PLUS (intermediário):
-Todos os itens da SPORT
- ESA Controle eletrônico da suspensão (pode ser facilmetne identificado pelo conunto hidráulico que fica ao lado da mola trazeira)
PREMIUM (Top de linha):
- Todos os itens da SPORT PLUS:
- Rodas raiadas
- Computador de bordo personalizável
- Suporte para GPS (ATENÇÂO! Só serve para o NAVY 4 da BMW, que custa uma soca!!)
- Joystick para comandar o GPS, no manete esquerdo (também só funciona no NAVY 4).
- Conjunto óptico em LED (famosa "ferradura" no farol).
Existem ainda, tanto nas AR quanto nas LC, as respectívas versões ADV (Adventure), que tem a mais:
- tanque com maior capacidade (bom para longos trechos sem abastecer)
- Faróis de milha
- Suportes para malas laterais (SOMENTE O SUPORTE! As malas tem que ser adquiridas à parte e tem que ser originais BMW).
- Protetores de motor, carter e carenagem.
- Altura maior do solo
Atualmente, a BMW só comercializa no Brasil as versões PREMIUM e ADVENTURE.
As versões SPORT e SPORT-PLUS não estão sendo comercializadas por hora.
Bom, isso é o que eu me lembro de cabeça.
Se escrevi alguma bobagem, ou faltou algum item, conto com os colegas para me corrigirem.
Abraços,
Thomas
Lembrei de mais um detalhe: As primeiras LC vieram sem o amortecedor de direção. A partir dos modelos 13/14 (a minha), passaram a vir equipadas com o amortecedor de direção.