Excelente tópico Trinity, e além dos citados pelo Luiz Munhoz, há outros aspectos a serem considerados, se o cara é pra baixo ou muito doido, se ele é mesquinho, mal humorado, mal educado, e mais uma série de coisas.
Então eu sempre penso que a viagem solo deve ser mais prazerosa, mas confesso que ainda me sinto inseguro para fazer uma viagem solo, e também gosto de poder chegar num hotel à noite e compartilhar as experiências vividas na estrada, as paisagens etc.
Eu procuro fazer a viagem com o mínimo de pessoas juntos.
A melhor que fiz até hoje nesse sentido, foi em 2012 quando fui ao Peru, somente eu e mais 1.
Foi ideal.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Eu fiz uma viagem com um amigo meu de muitos anos, no terceiro dia me irritei com ele e brigamos aí ele parou de encher o saco pois só reclamava desde que saímos de viagem.
Hoje em dia eu viajaria sozinho.
Passeios longos (prefiro assim me referir, pois, entendo que motociclista não viaja, passeia) quando acompanhados é sem dúvida um fator de segurança, principalmente, fora do nosso País e em locais a ermo. O fator segurança deve ser sempre privilegiado!
Observa-se nos diversos comentários, que os que gostam de estar solo nesses passeios longos, são exatamente os que têm dificuldades de se relacionar em grupo e não os que poderiam até estar indo junto. A dificuldade está no próprio umbigo.
Também, não basta tão somente serem conhecidos a bastante tempo. Existem muitos outros requisitos que precisam ser nivelados e compromissados para a convivência em grupo e a se vencer grandes distâncias. Existem regras de trânsito que precisam estarem muito conscientizadas e compromissadas entre todos. Regras de convivência.
Agora, outros fatores como já foi citado que são por demais importantes: mesma tocada, mesma disposição, mesmo bolso (R$), mesmo tipo de piso para se rodar,etc. E mesma consciência que estão passeando!!! entre outros fatores.
Olá Gurizada.
Viajar em grupo sempre é bom, mas para projetos curtos. Uma viagem longa onde utilizamos nossas férias para isso, queremos privacidade para o casal e sem muitas mudanças de hábitos, a não ser as do lugar estranho.
Na minha experiência de viagens nestes quase 20 anos, prefiro viajar sozinho com minha esposa. É claro que sempre ajustamos algumas coisas antes. Da mesma forma quando outro casal nos acompanha, mas de fato é mais prazeroso viajar solo.
Muitas coisas estão em jogo numa viagem em grupo e já foram citadas pelos colegas. Mesmo que a viagem seja muito bem projetada, haverão imprevistos e temos que lidar com eles, inclusive com os colegas como problemas técnicos, físicos e outros. Agora...paciência tem limite e não tem saco que aguente quando a coisa não se alinha, mesmo que você ceda.
Qualquer problema que apareça sempre haverá solução e sempre tem alguém para ajudar. Pode demorar um pouco para passar ou te encontrar, mas sempre você será socorrido. Ainda mais hoje com a tecnologia disponível não existe possibilidade de ficar sem socorro. Então...se quiseres viajar solo, porque não?
Por isso, tenho a absoluta convicção que quando for viagem nas férias, SOMENTE O CASAL.
Um abraço a todos.
Marco
Bem... tive apenas uma experiência em longas viagens. Foi em 2013, quando percorri, juntamente com outro amigo, dez estados e o distrito federal, ao todo, 8mil km em 22 dias.
A viagem fora planejada um ano antes da partida e o grupo original era de seis companheiros.
Nos reuníamos virtual e presencialmente com certa frequência para debater os fatores da viagem, como rota, pontos de interesse, checklist, etc. E ao logo do tempo, foram pintando desistências até ficar apenas eu e mais um amigo.
Mas... em 22 dias o peixe não só fede, apodrece mesmo (rs). E apesar da amizade não ter se desgastado, pintaram várias ocasiões de conflito, todas envolvendo o gosto pessoal de cada um: peradas curtas ou esticadas, esta ou aquela pousada, este restaurante ou aquele, ficar ou partir em determinado local no qual valia a pena quebrar o ritmo, enfim...
Foi uma ótima experiência, mas para a próxima aventura pretendo ir SOLO.
Se quiser companhia é só chamarM,mas eu ja vou avisando,nunca viajei na garupa.
Não se preocupem. O Ric tem prática em levar calango na garupa. Ele até segura a cobra...
Desculpe Ric, mas sabe como é... Perdemos o amigo mas não a piada <3
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )