Logo na partida e depois que esquenta é bem isso, parece aquela maquininha Singer, de costura a pedal que minha mãe tinha quando eu era criança.. kkkk!
Tenho conversado com alguns BMZeiros e todos falam deste barulho das válvulas da LC.
Hoje já não sei, mas nos idos de 1970 os motores Caterpillar 3304 também "batiam" válvula, quase que "apanhavam", e chegava a doer no ouvido. Mesmo assim aguentaram mais de 100 mil horas de trabalho sem maiores problemas. Nesse caso ficou comprovado que era uma característica da construção do motor, sem prejudicar a durabilidade.
Espero que este motor da LC siga o mesmo caminho.
Para mim que, modéstia parte tenho uma audição crítica para barulhos de máquinas, tá um pouco difícil de acostumar.
Outro fato interessante foi na GS 800 que tive, na troca de 1K km a CC colocou o óleo Motul 7100, só não me lembro a especificação, e na de 10k km, a mesma CC já utilizou o Castrol, também sintético e deu para perceber que aumentou bem o ruído da batida de válvula, principalmente na partida a frio. De qualquer forma assim que a GSA LC, sair da garantia parto para o Motul 7100.
Tecnicamente, existe uma forma de coletar o óleo usado no momento da troca e levar para exame, determinando, após várias repetições os metais em suspensão no óleo, com isso traçando um parâmetro muito preciso do desgaste dos componente internos do motor.
A Caterpillar por exemplo, disponibiliza esse método para o planejamento da manutenção preventiva aos seus clientes
Tal como você, quero ver se rodo muito até o vencimento da garantia, e qualquer imprevisto deixo por conta da BM... rsrs!
Até Delfinópolis, abs. John.