Luiz,
Desvendado o mistério! Conseguem controlar a vibração através de um virabrequim inovador.
Obrigado,
Paulo
Esse link da própria BMW explica como funciona o mecanismo.
http://www.bmw-motorrad.com.br/br/pt...html¬rack=1
Pelo que estou entendendo, tanto do texto em inglês quanto do site da BMW Brasil, o virabrequim roda 360 graus entre duas explosões.
Ou seja, os cilindros explodem separadamente, apesar de subirem juntos.
Sobem juntos uma vez explode o da direita, sobem outra vez e explode o da esquerda. Daí sucessivamente. Uma explosão a cada giro (360 graus) do virabrequim.
Acredito que se os dois cilindros estivessem no mesmo tempo, explodindo simultaneamente , o intervalo de ignição informado seria de 720 graus, e não de 360 como citam os dois textos.
Não sei, posso estar enganado, mas parece que o vendedor da concessionária BMW me informou errado!
Porém, estive lendo a respeito, a idéia de colocar os dois cilindros explodindo no mesmo tempo não é absurda.
Há motores que funcionam assim. São chamados "Twingles".
É inclusive comum, em algumas competições, alterarem o mapa de ignição e trocarem o eixo de comando de válvulas para que passem a explodir os dois cilindros simultaneamente.
Parece que há algum ganho de torque e melhoria da dirigibilidade, por algum motivo que desconheço!
Última edição por Paulorod; 20-10-2016 às 22:49.
Estranha essa idéia de explosão simultânea para motor de dois cilindros, neste caso se equivalem a um cilindro apenas, senão me engano, o motor da F8 têm uma defasagem entre os pistões de 270°, ou seja, não andam juntos!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Petrel
A defasagem é de 360 graus!
Abraço
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Última edição por Paulorod; 21-10-2016 às 06:55.
Obrigado Paulo, tinha em mente ser de 270, não sei bem a razão!!! Kkkkkk
Grande abraço!!!
Petrel
Petrel,
Há alguns motores que mesmo sendo "Parallel Twins", feito o da F800, tem 270 graus.
Mas não é o caso do F800. Pelo menos no que informam os textos que tenho lido!
Abraço
Exatamente, eu até imaginava que aquele ronco lindo dela em baixa rotação se devia aos 270 ° kkkkkk
Grande abraço!!!
Petrel
Petrel,
Segundo consta, a BMW encomendou à ROTAX um motor "Parallel Twin", com os dois cilindros subindo simultaneamente, para permitir uma defasagem de 360 graus entre explosões.
Esta defasagem de 360 graus gera um ruído que já é característico dos boxers bicilíndricos da marca.
A BMW deseja firmar esta característica, tal e qual a Harley fez com seus motores.
Coisas do marketing!