Bom meus amigos, junto com o meu grande amigo Roberto Santoro (o Piraju), pensamos em fazer uma viagem e homenagear o nosso eterno e saudoso mestre Roberto Atobá!
Foi assim que surgiu a ideia do Piraju de refazer o roteiro que percorreu com Atobá desde a nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra até a foz, em Piaçabuçu/AL. Pensamos inicialmente em nos encontrarmos na cidade de Piranhas, no sertão alagoano, e de lá seguirmos o roteiro dos Caminhos do Imperador.
Em 1859 Dom Pedro II realizou uma expedição para conhecer e estudar o potencial das populações ribeirinhas do rio São Francisco, desde a sua foz em Piaçabuçu/AL até a cachoeira de Paulo Afonso/BA, um dos alvos principais dessa expedição. O Imperador queria muito conhecer a tal cachoeira!
O Governo do Estado de Alagoas terminou por idealizar um roteiro baseado nessa expedição em solo nordestino, abrangendo as cidades que margeiam o Velho Chico desde a sua foz até a cidade de Água Branca, no sertão alagoano. E foi assim que batizamos nossa viagem de "Caminhos do Imperador"!
Piraju seguiria da nascente na serra da Canastra junto com nossos amigos José Roberto (o Zerob) e Karla CPS até a cidade de Piranhas/AL, onde ficaríamos por uns dois dias, aproveitando as maravilhas locais e, depois, seguiríamos o restante do roteiro até a foz do Velho Chico.
Cheguei em Piranhas no dia 11 de fevereiro para encontrar com minha índia Niva Falcão, que já estava em Delmiro Gouveia (cidade vizinha) realizando um trabalho de campo com seus alunos do mestrado da UFAL. No comecinho da noite encontramos com nossos amigos viajantes na entrada da cidade de Piranhas e fomos até a pousada para que eles pudessem deixar as bagagens e trocar de roupa.
Ficamos muito felizes em rever nossos amigos e, de quebra, lembrar e sentir a presença do nosso querido Atobá, que temos certeza que nos acompanhou durante toda a viagem.
Pórtico na entrada de Piranhas/AL
Placa dos Caminhos do Imperador, ao lado do Museu do Sertão, Piranhas/AL
Piranhas Velha vista do alto... Mirante Secular, Piranhas/AL
Jantando com a turma no centro de Piranhas Velha/AL
No dia seguinte, a sexta-feira, fomos até a cidade de Água Branca, para darmos oficialmente o pontapé inicial dos Caminhos do Imperador. O deslocamento não é grande e logo chegamos ao nosso destino, onde seguimos até o mirante do Calvário para podermos apreciar o belo visual daquela cidade.
De lá do mirante do Calvário, na cidade de Água Branca, voltamos e passamos em Delmiro Gouveia e Olho D'Água do Casado, onde deixamos o asfalto e seguimos por terra até o mirante Velho Chico, na beira dos canions do São Francisco, exatamente no riacho do Talhado, um de seus afluentes. Começava aí a diversão propriamente dita!
O local é tão massa que já fui comprando um terreno, para garantir um pequeno lote naquele pedaço de paraíso! Nada de mais... a princípio fiquei preocupado com minha coluna, pois ano passado tive uma crise violenta da lombar e, vim a descobrir que tenho uma doença degenerativa da coluna. É grave se eu não me cuidar, mas tomando as devidas precauções, poderei continuar andando de moto sem maiores problemas. A doença chama-se Discopatia Degenerativa. Bom, nada de grave com a coluna depois do terreno comprado...
Registro da compra do terreno...
Depois de rodar um pouco nas deliciosas estradas de terra em meio à vegetação de caatinga, fomos premiados com um visual de tirar o fôlego... chegamos ao mirante do Velho Chico!
Deixo aqui o meu agradecimento ao nosso guia, Adalberto Inácio (Candeeiro Ecotur), que nos levou até esse mirante, o qual eu ainda não conhecia. Adalberto até apareceu no Globo Repórter, numa matéria que falava do Velho Chico, ontem (11.03.2016)! O cara é fera!
Do mirante do Velho Chico voltamos para um restaurante no meio do caminho que havíamos feito até ali, onde faríamos um passeio de barco pelo rio São Francisco... mas isso fica para a próxima parte!
Abaixo, o vídeo da primeira parte da nossa viagem!
Valeu... abraços!!!