Postado originalmente por
Iceman
Gente, esse final de semana conversei com alguns amigos americanos e fiquei preocupado.
Eu perguntei a eles se eles achavam que o Donald Trump tinha mesmo chances de virar o próximo presidente dos EUA, ou se era tudo circo.
Para minha surpresa, disseram que Trump TEM SIM, reais chances de se tornar o próximo presidente dos EUA.
Segudno eles, a coisa não anda muito boa por lá, e o povo está de saco cheio dos políticos tradicionais.
Eu alertei eles de duas coisas:
1. A última vez que o Brasil votou pensando em "mudanças" e "gente nova", deu no que deu. Estamos até hoje tentando nos livrar da asneira que fizemos.
2. A última vez que um candidato se elegeu com discurso baseado em bravatas, xenofobia, racismo, intolerância e o povo aplaudíu, foi na Alemanha, um cara chamado Adolf Hittler, e todos sabemos como isso terminou.
Os EUA ainda são a maior potência militar do ocidente, quando se fala em armas não nucleares.
Mas quando nos damos conta de que países como a India, o Paquistão, Coréia do Norte, China e sabe-se lá mais quem, já possuem armamento nuclear, todo esse poderio bélico americano não vale de muita coisa.
Economicamente, os EUA inegavelmente ainda são uma super-potência, mas longe de deter a hegemonia absoluta do comércio mundial.
Além do que, mutos dos bens de consumo americanos são hoje na realidade produzidos fora dos EUA, ou seja, em países como CHINA, India, etc., que em caso de conflito, obviamente assumirão o controle sobre as indústrias americanas instaladas em seus países (vide nossa refinaria na Venezuela).
Ou seja, os americanos correm o risco de ficarem descalços, pois a NIKE não produz mais quase nada em solo americano.
O campeonato de golfe corre o risco de não ser realizado, pois a China é o único pais do mundo onde ainda se produzem bolas de golfe.
Também ficarão sem celulares, pois a Apple, Samsung, Nokia, etc. tem a parte expressiva de suas produções em países que ppodem vir a ser diretamente afetados por conflitos com os EUA.
É claro que tudo isso é um ensaio exagerado, mas é só para ilustrar o perigo, caso Donald Trump realmente seja eleito o próximo presidente dos EUA.
Estou seriamente preocupado com o rumo que isso vai tomar...
Será que estou ficando paranóico?