as manoplas da minha estão bastante gastas e pretendo trocá-las. Alguém já fez isso? tem algum risco? essa troca é da mesma forma que se troca de qualquer outra moto? a minha dúvida é porque como todos sabem, essa manopla é aquecida
as manoplas da minha estão bastante gastas e pretendo trocá-las. Alguém já fez isso? tem algum risco? essa troca é da mesma forma que se troca de qualquer outra moto? a minha dúvida é porque como todos sabem, essa manopla é aquecida
Compartilho da mesma dúvida, acrescentando a questão de se há necessidade de ser uma manopla especial.
Leandro Perez
Ribeirão Preto/SP
R 1200 GS
Comprei umas substitutas pelo Ebay, são italianas, me custaram uns 130 reais em casa. Mas ainda não instalei e tenho a mesma dúvida de como fazer isso sem danificar o sistema de aquecimento.
Última edição por rodpcastro; 02-04-2016 às 06:58.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Posso estar enganado, mas acho que o sistema de aquecimento vem vulcanizado dentro da borracha da manopla.
Se não comprar a manopla original, ou paralela COM aquecimento, não vai funcionar.
Tem que ter dois fios saído da manopla, para ligar a resistencia de aquecimento.
[EDIT] Eu estava enganado. Não é vulcanizado não...
Última edição por Iceman; 05-04-2016 às 07:25.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
ok, melhor não mexer então.
Vulcanizado? Não creio. Já tive que mexer na manopla esquerda quando tive problemas nos comandos, e pelo que vi a manopla é apenas uma cobertura de borracha sobre a estrutura.
As conexões elétricas não estão ligadas na borracha, mas na estrutura abaixo dela. Aliás, é assim em todos os demais sistemas de aquecimento de manopla.
Abaixo a foto do punho esquerdo. Para retirar essa estrutura do guidon é preciso levantar a borracha da manopla junto aos comandos para retirar um parafuso, por isso afirmo que a borracha não tem conexões elétricas. Há uma estrutura abaixo.
A estrutura sai toda do guidon.
Última edição por rodpcastro; 05-04-2016 às 06:30.
Ainda não posso dizer como se faz a substituição, mas não tenho medo de tentar. Se foi montado, pode ser desmontado e remontado. A questão é retirar e recolocar a cobertura de borracha sem danificar a estrutura de aquecimento que há debaixo.
Valeu Rodrigo
Como eu nunca havia desmontado, deduzi que seria vulcanizado dentro da borracha.
Mas se não é, fica mais fácil de tentar a substituição.
Entretanto, um paleativo seria colocar os grips de raquete, uma solução bem mais barata.
Aliás, na minha R1200GS, eu já coloquei logo de cara, para evitar o desgaste dos manetes originais.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso (pensa numa criança feliz... )
Olha esse post de fórum gringo. Explica direitinho como fazer.
http://advrider.com/index.php?thread...cement.347652/
Eu devia ter pesquisado isso antes... Descobri nessas que preciso de duas manoplas de punho direito, e não do conjunto que comprei.
Última edição por rodpcastro; 05-04-2016 às 07:46.
Deve dar para substituir, a questão é como,se não der é mais uma sacanagem da BMW, mas é ai que entra a criatividade do brasileiro.