Decidi durante a semana que iria fazer um bate-e-volta mais longo no sábado, afinal, gostaria de rodar sozinho por algum lugar com o mínimo de movimento possível e preferencialmente que eu ainda não conhecesse.
Fiz uma breve pesquisa e descobri que a estrada que liga Cunha (SP) a Paraty (RJ) foi finalmente inaugurada, com um calçamento de concreto… um prato cheio para quem gosta de rodar por lugares diferentes e isolados.
Considerando que teria que rodar quase 600 kms, saí de S.Paulo antes das 6.30hrs, rodando com névoa pelas ótimas Rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e pela não tão ótima Via Dutra. Quando saí da via Dutra próximo de Guaratinguetá finalmente a névoa deu lugar à um belo dia de sol e céu azul em uma ótima estrada com muitas curvas.
Me empolguei um pouco e ao passar pelo posto da Policia Rodoviária Federal fui parado… Estava a 100 km/h quando o limite era 60… Nem retruquei. Restou aguardar por longos 30 minutos até que a multa ficasse pronta e eu pudesse seguir viagem. Paciência.
Cheguei em Cunha e logo achei uma simpática lanchonete para fazer o café da manhã. Cunha é uma cidade bem interessante, com muitas cachoeiras e riachos para serem explorados, opção que não me interessou naquele momento, afinal, queria apenas rodar de moto!
Aproveitei a dica de meu amigo Helio de Jesus e comprei dois queijos e um pote de manteiga no mercado municipal e segui para Paraty.
A estrada é ótima! No meio da mata atlântica e praticamente sem movimento… tudo o que procurava!
Aliás, descobri que essa estrada é na verdade um trecho do caminho Velho da Estrada Real, uma das mais antigas do Brasil que liga Paraty à Ouro Preto. Apenas uma crítica… uma estrada tão importante em sentido histórico teria a obrigação de ter seus marcos bem cuidados, o que infelizmente não acontece. Muitos destes marcos como o da foto no início deste post, estão literalmente no meio do mato em total abandono. Uma pena!
Cheguei à Paraty, estacionei a moto na praça central (andando em um péssimo piso de pedras) e dei uma pequena volta pelo centro histórico antes de retornar para SP.
Exceto pela multa que levei e pelo fato do pote de manteiga ter esparramado dentro do bauleto fazendo um considerável estrago, o bate-e-volta foi ótimo, embora um pouco cansativo.
http://youtu.be/tDFVDHv6Vz4
Enviado do meu iPad usando Tapatalk