Está uma onda de posts a respeito de motociclistas se cumprimentando ou não nas estradas, que, lá pelos anos 80/90 era o mais comum, pois as motos eram em bem menos quantidade e diversidade. Mas vamos sair do universo das motos e entrar no universo humano. Não são as motos, as tribos, os estilos que causaram essa mudança, se é que houve mudança.
Existem várias linhas de pensamento:
1) Realmente as pessoas estão menos simpáticas.
2) Os "das antigas" continuam por aí, cumprimentando muitas vezes os "novos" que não tem esse hábito.
3) Os estilos diferentes causou um "bairrismo separatista".
4) Com muitos "novos" motociclistas, a habilidade não está tão desenvolvida que o fato de olhar e cumprimentar é arriscado.
5) Questão de educação, falta de atenção, ….etc…vai longe...
Noto que não é no motociclismo apenas, as pessoas estão diferentes…é raro ver alguém dar um bom dia ao porteiro do prédio, ao cobrador do ônibus, ao guarda do shopping, ao gerente do hotel, ao vizinho dentro do elevador, enfim, o ser humano está "diferente". Mas noto isso mais nas cidades grandes e em seus habitantes. Correria? Preocupação? Dívidas? Problemas de saúde? Muitas justificativas…
O que nos impede de dar um simples "bom dia"? Esqueçam a moto…pensemos no ser humano…são eles que estão em cima delas...
Penso o seguinte:
Como cumprimento até sombra, e sou feliz assim, acho que, um hábito que julgo não ser o mais "legal", não pode mudar o meu jeito de ser, pensar e agir. Por isso, o pensamento "dane-se, não cumprimento mais moto nenhuma!" está fora de cogitação, vou continuar acenando para motociclistas, adultos e crianças, árvores, sombras, enfim….gentileza gera gentileza!
O importante é estarmos bem!
OBS: essa foto, eternizada pelo meu amigo Frazão, acho incrível!
O que causou uma "motona" passar e cumprimentar o pai com seu instrumento de trabalho e o filho, com sua bicicleta na beira da estrada? Não faço idéia! Mas com certeza foi algo muito legal para mim, é o suficiente.