E aí gurizada!
Já faz bastante tempo que minha moto está com as manoplas muito gastas, precisando de troca. Mas ela tem o sistema de aquecimento original de fábrica, e na BMW a troca é só do sistema todo. Não me contentei com essa resposta, e me dediquei a primeiro pesquisar melhor o assunto, e segundo, a fazer a troca eu mesmo.
Então, pretendo nesse post fazer um tutorial completo de como se faz isso. Antes, alguns avisos:
1- SIM, é perfeitamente possível trocar só as manoplas de borracha, mesmo em motos com sistema de aquecimento;
2- Essa troca, se feita com o devido cuidado, NÃO ESTRAGA o sistema nem o prejudica de qualquer modo;
3- É super fácil de fazer, qualquer um pode fazer em casa.
4- Esse tutorial se aplica do mesmo modo à troca das manoplas em motos SEM o sistema de aquecimento. Neste caso não precisa se preocupar com os contatos elétricos, fica ainda mais fácil.
Vamos lá então.
Passo 1 - COMPRAR AS MANOPLAS
Eu comprei no Ebay. São de fabricação italiana, iguaizinhas às originais no desenho.
Link: http://www.ebay.com/itm/331134686627...%3AMEBIDX%3AIT
Detalhe importante: Se não for comprar essas aí, atenção para o fato de que as duas manoplas precisam ter o mesmo diâmetro interno se sua moto tiver manoplas aquecidas. E o diâmetro é o mesmo do que usualmente é utilizado no acelerador (1 polegada). A maioria dos kits de manopla que tem para vender no mercado tem a manopla do lado da embreagem mais estreita, e aí não vai servir.
Passo 2 - RETIRAR AS MANOPLAS VELHAS
Esse é o estado das manoplas velhas. Estão, além de gastas, grudentas. Desagradável até de andar sem luvas!
Retire os pesos de guidon. Requer a maior chave torx do conjunto. É só desparafusar.
A melhor forma de tirar as manoplas velhas é cortando elas. Tentar tirar puxando ou girando, além de requerer uma força hercúlea, pode danificar o mecanismo de aquecimento. Mas também não pode cortar de qualquer jeito, precisa fazer com jeito e com paciência.
NÃO PASSE a lâmina por toda a extensão da manopla, pois pode cortar o fio do aquecimento, ou nas motos mais novas que a minha, o circuito impresso dele. Corte como quem descostura uma bainha de calça, puxando a borracha e cortando uma sobre a outra.
Esquerda:
Direita:
Vá puxando a borracha para fora como a manga de uma camisa, ela deve ir rasgando fora. Ocasionalmente é preciso cortar um pouco mais. Sempre faça isso sem encostar a lâmina no suporte plástico do sistema de aquecimento. Eu cortava a parte que ficava dobrada sobre a outra. Mas nem precisei fazer muito isso, a borracha foi se rasgando na maior parte.
E esses são os punhos "pelados". Veja que na minha moto, que é 2010, o sistema de aquecimento é composto por um filamento que é enrolado no punho todo. Esse filamento corre numa fina calha, então se colocar a nova manopla com cuidado não será prejudicado.
PASSO 3 - LIMPEZA
Seguindo dicas que vi na minha pesquisa, eu utilizei spray limpa contatos para limpar. A grande vantagem é que ele desengordura mas também seca super rápido.
Na minha moto não havia resíduo de cola ou de qualquer substância com esse propósito. Se tivesse, teria que ser limpo antes de colocar a nova manopla.
PASSO 4 - INSERIR AS MANOPLAS NOVAS
Sinceramente, eu achei que seria 10 vezes mais difícil do que foi. Não tem drama, é só fazer com cuidado.
Vi em muitos vídeos no Youtube que seria necessário colocar cola na nova manopla. Alguns utilizam tinta verniz em spray, outros spray de fixar cabelo. Como não havia resíduo de substância alguma nos meus punhos, eu decidi não utilizar nada disso. Ao invés, para facilitar a entrada, usei apenas água com um pouco de detergente líquido.
A colocação das manoplas é simples. A melhor maneira é colocá-las girando no mesmo sentido dos filamentos do sistema de aquecimento. Elas entram fácil.
Quando chegar perto do final, tem os contatos do sistema, e aí precisa ter um pouco mais de cuidado. Alinhe os rebaixos internos da manopla com os ressaltos do punho, e bata na outra extremidade da manopla. Eu bati com a palma da mão mesmo, só para dar ideia de que não é complicado. Entrou.
Um truque importante. Dobre a parte da manopla que fica próxima aos comando sobre si mesma para fazer os últimos ajustes. Faça pequenos movimentos de ir/voltar para trazer a manopla mais para dentro do punho. Mas não gire muito por causa dos contatos que agora estão sob a borracha!
A manopla do lado da embreagem pode entrar até encostar nos comandos de punho. A do lado do acelerador não entra tanto, fica um espaço de uns 3 ou 4 mm.
E voilà, taí o trabalho pronto! Manoplas novas no lugar.
A etapa a seguir é recolocar os pesos do guidon. Eu não fiz isso porque quero repintar eles, estão com a pintura detonada.
PASSO 5 - TESTES
Eu testei o sistema de aquecimento logo depois de terminar a instalação. Está funcionando perfeitamente. Aquece que é uma beleza.
As minhas manoplas não ficaram frouxas e nem giram no lugar, mas em vários vídeos que vi há a sugestão de que se espere umas 12 horas antes de andar na moto de novo, para secar aquela água com detergente que coloquei ali. Como eu estou ainda em recuperação de uma fratura, nem poderia andar mesmo, então a moto terá suas 12 horas e muito mais.
---
Taí gurizada! Não é difícil, não é complicado, não requer ferramentas especiais nem profissionais especializados. Você pode fazer sozinho, como eu fiz, e fica ótimo.