Caros colegas,
Minha F800 GS, ano 2015/2016, está com apenas 1.018 Km rodados e, pouco tempo depois da primeira revisão, surgiu com um leve e sutil ruído que até então eu não havia notado.
Trata-se de um "tec, tec, tec" vindo de algum parte do motor que poderia até passar desapercebido, se não tivesse surgido repentinamente.
Retornei com a moto na concessionária Euroville, de Belo Horizonte, para esclarecer do que se tratava o inédito ruído.
Para minha surpresa, o atendente da CC afirmou, sem pestanejar, que tal ruído era provocado pela instalação de um protetor de motor da SW Motech, que eu havia comprado e instalado há cerca de 400 Km antes, na Motostreet. O atendente afirmou que o tal "tec, tec, tec" era oriundo da corrente de acionamento do comando de válvulas, que batia no alojamento deformado pelo parafuso de fixação lateral do protetor. Segundo ele, o parafuso colocado na interseção do quadro com o motor, afundava uma placa metálica lateral do alojamento da corrente, provocando o impacto. Afirmou também que geralmente o tal ruído era inofensivo se continuasse baixo. Mas que se aumentasse muito, poderia provocar um catastrófico atropelamento de válvulas, pelo tropeço dos dentes da corrente e a consequente perda de sincronia do conjunto.
O atendente da oficina adicionou que o barulho é super-comum nas motos com protetores instalados em tal posição e que a maioria sobrevive sem nenhum dano por toda a vida.
Achei a informação muito estranha, para ser provocada por um simples e aparentemente inofensivo protetor de motor.
Lembro-me de ter perguntado ao vendedor da loja se perderia a garantia, caso instalasse um protetor não original. Ele afirmou que não.
Se houvesse a possibilidade de algo tão grave assim, certamente teria me alertado.
Gostaria de saber dos companheiros deste fórum se alguém já ouviu falar de tal problema e que solução foi dada para o mesmo.
Obrigado pela ajuda,
Paulo