Postado originalmente por
FVDS
Eu começaria pelo básico: dívidas, multas, etc. Você pode fazer a consulta por conta própria ou pagar o serviço de um despachante para checar esses dados pra você. É barato, tipo 40 ou 50 Dilmas.
Depois eu passaria para a moto. Verificar vazamentos de motor, óleo, suspensão, fluidos no geral, tudo isso com a moto fria. Depois, ligue a mesma mas prestando atenção se ela pega fácil, pra ficar de olho na bateria, motor de arranque e etc. Depois eu olharia a manutenção: estado dos pneus, pastilhas de freio, folga no rolamento da coluna de direção, folga nos rolamentos de roda, estado do pinhão e coroa (já que não é correia nem cardã). Depois de quente, verifique se a rotação está constante e estável e também se há falhas em velas e na injeção, dando aceleradas rápidas e grandes. O giro deve subir rápido sem falahr ou engasgar. Olhe a pintura com calma (apesar de ter pouco) para ver se não houve algum dano reparado e pintado por cima. Muitas vezes enchem de massa e pintam por cima, então o barulho do eco quando damos umas batidinhas na pintura muda de um ponto original pra um ponto reparado com massa. Também perguntaria onde é feita a manutenção básica da moto, pois normalmente mantemos o mesmo mecânico por muito tempo. Aí é ligar pro mecânico e perguntar se realmente a moto teve as manutenções feitas lá mesmo. Já vi algumas pessoas fazendo o vendedor assinar um termo dizendo que ele desconhece qualquer defeito existente na época da venda, pois se aparecer um defeito depois que seja comprovado que era um defeito antigo, a venda poderia ser desfeita com base nesse termo assinado.