Pessoal, apenas como alerta, por enquanto, informo uma tremenda e absurda impropriedade jamais esperada ou imaginada para uma moto BMW. O fato é que após uma pequena viagem de final de semana, cerca de 350 km, fiquei repentinamente sem o freio traseiro de minha moto. Inicialmente, por haver transitado em região de muita poeira de minério de ferro, aliada com uma chuva torrencial, imaginei que as pastilhas traseiras haviam sido impregnadas com essa lama de minério e, por algum motivo, tivesse contribuído, talvez por espelhamento das pastilhas, com a diminuição do atrito, impedindo a frenagem. Tentei lavar ao máximo as pastilhas, jogando muita água, e nada adiantou. Fui então à Euroville em BH (na Raja Gabaglia)e reportei o problema ao recepcionista. A primeira reação foi que possivelmente minha pastilha tinha se acabado e por isso estaria sem freio. Refutei de imediato pois as mesmas haviam sido inspecionadas recentemente e ainda possuíam uma boa camada. O recepcionista então chamou o mecânico para confirmar o "diagnóstico". Este, ao se aproximar da moto, logo falou: esse disco não é da 1200 - o que está montado é da 800. Claro, fiquei estupefato com a notícia, por achar absolutamente impossível tal possibilidade, em se tratando "de uma BMW". Pediram para eu deixar a moto para uma pesquisa mais profunda, com a promessa de um retorno no dia seguinte. Para minha surpresa, de fato o disco montado era da 800, e essa montagem fora feita na fábrica. Pediram que eu mantivesse a moto na oficina pois não possuíam peça de reposição. Minha moto ficou na oficina por 8 dias e as substituições tanto do disco como das pastilhas foram feitas dentro da garantia - não consigo imaginar nada diferente disso!!
Acredito que cabem algumas considerações:
i. a moto foi submetida às revisões de 1000 e de 10000 km; a verificação do sistema de freios é um item obrigatório em ambas revisões. Pelo ocorrido, nenhuma observação foi feita a respeito da montagem errada!!!!;
ii. imagina-se que em uma linha de montagem, mesmo na modalidade CKD, exista um controle de qualidade em cada etapa e, mais ainda, quando na finalização da montagem para a entrega da moto para comercialização - parece-me que nada disso existe de fato. Importante citar que os discos, além de possuirem dimensões diferentes, possuem também formatos distintos: o da 800 possui uma série de furos duplos enquanto do da 1200 são furos triplos.
Com total indignação e extremamente aborrecido pelo fato, fiz uma mensagem para o SAC da BMW. A resposta obtida foi que registraram a minha opinião e, pasmem, somente isso. Fiz então uma outra mensagem, hoje, pedindo algum tipo de explicação, imaginando que o meu pleito de uma satisfação e explicação seja legítimo. Continuo na espera.
Desculpem-me pelo tamanho do texto.
Abraço a todos.