Olá Polyceno e amigos,
Comprei a moto no final de agosto/16 e no feriado de 07/09 peguei a estrada (350km ida/volta).
Uso capacete tipo cross com pala, e fiquei quase louco. Barulho ENSURDECEDOR do vento e não podia mexer a cabeça que o vento arriscava tirar o meu capacete. Se não fosse pelo enorme prazer em pilotar este sonho de moto, teria dito que foi um inferno...risos.
Pois bem, passei o resto desta semana pesquisando, e pesquisando, e pesquisando...
Ninguém se entende nos Fóruns e acaba complicando muito na sua tomada de decisão.
A proposta seria um defletor, mas estranhei ao fato de não ver nas ruas de Sampa e estradas, defletores nas F800 GS.
Pesquisando sobre capacetes silenciosos, li depoimentos de capacetes como o Shoei Multitec que deixam passar o barulho do vento, ou seja, também não resolve muito o nosso problema.
Também li sobre a posição do defletor que salva o piloto, mas joga o vento/turbulência na garupa, e a minha garupatroa não reclamou de nada.
Localizei sem querer, um vídeo no youtube sobre roncos e a pessoa explicando como usar corretamente a espuminha laranja (protetor auricular).
Resultado: como não sou de correr, gosto do meu capacete e comprei a moto por gosto e vou ficar com ela, tenho que conviver com isto.
Neste sábado (10/09/16), vindo para Mogi Guaçu/SP, coloquei a espuminha bem posicionada (pouco ouvia do resto e o motor bem baixo), e mantive os 120 km/h.
Como a velocidade não me seduz, se o capacete balançar/chacoalhar, é porque ultrapassei o meu limite.
O fato de ter pouco som externo, me manteve mais concentrado e adorei (sou meio avoado na pilotagem...risos).
A viagem foi SHOW e a espuminha não incomodou (meu receio).
Portanto, economizem no defletor e/ou bolha mais alta e curtam este canhão nas estradas.
Bons trechos
Kadu, permita-me discordar em parte. Tudo depende do uso que se vai fazer da moto,se a pessoa usa para pequenas viagens ou bate volta fins de semana talvez a bolha alta não seja tão necessária, mas se a pessoa pretende fazer longas viagens por outros Países, a bolha vai ajudar muito não só contra o barulho da turbulência, mas contra o frio, insetos, eventuais pedriscos lançados por caminhões. Já os capacetes tipo trail e modulares são mais barulhentos sim, mas já ouvi falar que o Shulbert(não sei se esta correto) é o melhor em proteção acústica. Abraços.
Capacete Trial com pala e velocidade.... Não combina em moto nenhuma!!!!!!
Enviado de meu MotoG3-TE usando Tapatalk
A escolha dos capacetes realmente fluência, no barulho... Os que têm pala são os mais barulhentos, mas também são os mais confortáveis e ventilados. Em viagens uso um DS Hornet da Shoei que é um show em conforto!
Já os mais silenciosos são invariavelmente mais apertados e quentes... É uma escolha difícil!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Eu já uso o protetor auricular 3M faz um bom tempo. Não coloco exatamente do jeito certo pra não ficar surdo demais o que prejudica a segurança, porque vc não escuta o barulho da moto (motor, corrente, discos flutuantes) e turbulência mas também não escuta os barulhos ao redor.
Pesquisei capacetes, defletores, etc, ia gastar uma boa grana e resolvi tudo com menos de 5 cruzeiros.
Bom, uso capacete com pala há 5 anos e nunca me incomodaram ao ponto de trocar de estilo. Este na foto é um Bieffe Nomad e óculos de motocross da Dragon e o único senão é que usando óculos o vento entra bem no capacete e o barulho pode incomodar em uma viagem maior, mesmo usando bolha alongada.
A solução é simples: protetor auricular.
Como gosto de sentir o vento batendo no rosto, tenho o péssimo costume de viajar com a viseira aberta, então o barulho do vento não me incomoda, mesmo sabendo que isso pode gerar maior cansaço em longas viagens. Sei que é uma infração de transito, mesmo estando sempre com óculos de sol, vou ver se encontro aqueles bem fechadinhos que são mais seguros. Quanto a segurança, não tenho o que discutir, já levei pequenas pedradas e até uma picada de marimbondo hehehe ou melhor ferroada hehehe
A minha 16/16 só sinto "incomodo" acima de 160hmh e olha fiz uma viajem de 1700 km mês passado
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Então, to usando um Bell MX9, e o que percebi é q o barulho é maior com a viseira fechada. Com a viseira aberta diminui bastante, dai to usando com um oculos de cross. Melhorou bastante sem comprometer a segurança.
Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA
Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink