Eu vou ter que refazer aquele vídeo. Melhor deixar uma folga maior porque dá esse problema.
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Antes de mais nada, quero agradecer ao meu conterrâneo Rodpcastro pela luz dada através deste tópico. Parabéns pela iniciativa!
O caso: Em 07/2020 adquiri uma F800GS 2015, e com 2 semanas ela apresentou problema similar ao relatado no início do tópico.
No meu caso a moto desligava ao acionar a embreagem e desacelerar o motor. Assim, a moto morria ao fazer uma parada, manobra em baixa velocidade ou ao fazer uma troca de marcha mais lenta (mesmo com a moto em movimento). Em todos os casos, bastava dar nova partida que a moto religava e continuava rodando. DETALHE: Nem sempre a moto morria, mas em cerca de 35% destas situações o problema ocorria.
Após leitura do relato do Rodpcastro, entrei em contato com a BM Vitória, só para desencargo de conciencia, e me cobraram R$800,00 para dar um diagnóstico (valor que seria abatido, caso eu realizasse a manutenção na própria loja). Prontamente declinei da generosa oferta.
Em meados de Agosto/2020, depois de já ter resetado os parâmetros diversas vezes, e de passar o scanner sem nenhum registro de erro, resolvi que findaria esta peleja, pois a frequência das ocorrências estavam aumentando. Eu mesmo daria a manutenção e, ou corrigiria o tal problema do TPS, ou encomendaria um novo.
Foi aí que, na pura coragem, retirei o TPS, abri o bixo (não recomendo, fiz isso sabendo o risco que corri de danificar o aparelho!!), e ví que ele estava com uma pequena umidade no trilho do potenciômetro. Não notei mais nada de anormal (não sou técnico em eletrônica), então, com muito cuidado, sequei a umidade com um cotonete, remontei o TPS na posição correta e o liguei novamente na moto.
Hoje, mais de 1 mês depois, e mais de 1500 Km rodados, a moto não apresentou falha alguma. Caso o problema retorne, volto para avisar.
Sim, vi sua sugestão aí no comentário anterior! Vou deixar para testar caso o problema volte!
Bom dia, a minha GS tambem esta com falhas em marchas lentas, gostaria de saber a localização do TPS, e alguem ja aconteceu de quando desligar a moto, e da um estralo forte?
Faça o procedimento destes vídeos:
https://youtu.be/l42hwBHzQ2I
https://youtu.be/KuGpu34TZyg
Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Bom dia. O senhor já trocou o TPS definitivamente?
Tem um que é compatível a f800 é muito mais barato amigo
Estou com um problema semelhante.
Minha f800r 2014/2015 vinha com problema elétrico na partida, mecânico inicialmente condenou a bateria, trocamos e voltou o problema.
Idêntificou então um cabo com mal contato onde teve alarme no passado, trocou o cabo e resolveu a partida. Feito limpeza em Tbi e revisado elétrica.
Fui andar e agora começou a morrer em lenta.. fiz o reset da injeção e resolveu, mas depois de tantos problemas estou com medo de ser temporário, então comprei um sensor tps da Gaus. Vai chegar essa semana e vou trocar pra ver