Postado originalmente por
hombre
Antes de mais nada, quero agradecer ao meu conterrâneo Rodpcastro pela luz dada através deste tópico. Parabéns pela iniciativa!
O caso: Em 07/2020 adquiri uma F800GS 2015, e com 2 semanas ela apresentou problema similar ao relatado no início do tópico.
No meu caso a moto desligava ao acionar a embreagem e desacelerar o motor. Assim, a moto morria ao fazer uma parada, manobra em baixa velocidade ou ao fazer uma troca de marcha mais lenta (mesmo com a moto em movimento). Em todos os casos, bastava dar nova partida que a moto religava e continuava rodando. DETALHE: Nem sempre a moto morria, mas em cerca de 35% destas situações o problema ocorria.
Após leitura do relato do Rodpcastro, entrei em contato com a BM Vitória, só para desencargo de conciencia, e me cobraram R$800,00 para dar um diagnóstico (valor que seria abatido, caso eu realizasse a manutenção na própria loja). Prontamente declinei da generosa oferta.
Em meados de Agosto/2020, depois de já ter resetado os parâmetros diversas vezes, e de passar o scanner sem nenhum registro de erro, resolvi que findaria esta peleja, pois a frequência das ocorrências estavam aumentando. Eu mesmo daria a manutenção e, ou corrigiria o tal problema do TPS, ou encomendaria um novo.
Foi aí que, na pura coragem, retirei o TPS, abri o bixo (não recomendo, fiz isso sabendo o risco que corri de danificar o aparelho!!), e ví que ele estava com uma pequena umidade no trilho do potenciômetro. Não notei mais nada de anormal (não sou técnico em eletrônica), então, com muito cuidado, sequei a umidade com um cotonete, remontei o TPS na posição correta e o liguei novamente na moto.
Hoje, mais de 1 mês depois, e mais de 1500 Km rodados, a moto não apresentou falha alguma. Caso o problema retorne, volto para avisar.