Postado originalmente por
ACD
https://youtu.be/M0NcyEFDrSs
Nesse video aqui o cara cai varias vezes e depois resolve acelerar pra valer. O problema é que ele estava inseguro e colocando o peso pra frente, tentando controlar a frente. Fiquei esperando a tragédia mas o cara não caiu mais. Na minha opinião foi por sorte, mas confirma o que foi dito: precisa acelerar para "deslizar por cima" da areia e não afundar.
Minha experiência com a GS, depois de erros e acertos:
- pneus com 20 lbs. dar mais tração, pneu adequado (tipo Karoo3 no mínimo, TKC80 de preferencia)
- em pé na pedaleira o tempo todo, bunda pra trás. A frente tem que ficar leve, a roda dianteira quase não influencia na direção que a moto vai tomar.
- acelerar até uma velocidade que permita a moto "flutuar" sobre a areia, e manter o acelerador.
- depois de algum tempo a gente vai cansando, vai perdendo a posicao e ficando mais ereto, transferindo peso para a frente, apoiando no guidão. Nesse caso, uma areia mais fofa vai querer desestabilizar a frente. É nessa hora que você tem que agir contra o instinto, que é o de "matar" o acelerador e agarrar firme no guidão: o certo é voltar para a posição (bunda pra trás) e manter o acelerador. A moto se estabiliza.
Na teoria é uma beleza, mas na GS carregada com as malas de aluminio e outras amarradas em cima, posso dizer que não é mole. Você precisa ter a convicção de que sabe o que está fazendo. Certo mesmo é comecar nas 250, depois nas 450, e depois de muito enduro e trilhas vai brincar de Dakar nas GSs kkkkkkk Pena que eu nao tive chance de fazer essa escadinha de aprendizado...
Sent from my iPad using Tapatalk