Se quiser usar uma abraçadeiras de metal leve o filtro junto pois a abraçadeiras tem de ter folga para encaixar no rasgo do ferro, coloca o filtro dentro encaixa o ferro e aperta o parafuso da abraçadeiras para ficar mais justo e conseguir apertar o filtro.
Eraldo
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk
Agora sim !!! muito boa sua idéia vou copiar acho até que tenho uns parafusos bem grandes que posso usar como haste e a chapa de inox eu tenho.
Valeu mesmo!! vou fazer depois te conto.
Show de bola Eraldo, parabéns pelo trabalho, quanto ao Filtro em sí, se no catálogo do fabricante afirma que substitui o original, eu usarei sem receio algum, sempre usei filtro FRAN sem problemas, equipa vários motores como componente original de fábrica!!!
Grande abraço!!!
Petrel
Boa noite Pétreo, não cheguei a conferir o catálogo do filtro Fran, mas como na caixa lista vários modelos bmw que usam também o mesmo filtro kn 164, conclui que daria certo tb. Na gs R 1200. Comprei logo 3 para o frete ser grátis e ainda ter desconto. Os 3 saíram ao mesmo preço de um KN 164. QUANDO CHEGARAM conferi todas as medidas e verifiquei se tb tinha a válvula de alívio. Tem quando chegou a hora da troca como não achei a chave copo para o filtro fiz uma chave cinta . É isso. Essa semana devo troca o segundo filtro. Tá tudo funcionando normal.
Abcs
Eraldo.
Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk
Para retirar o filtro, utilize um cinto velho de couro, corte um pedaço pra deixar do tamanho ideal e faça um 8 (oito) com ele. Sai facinho
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona
Abraço,
Marcelo
Filtro Fram é o original de vários fabricantes nacionais.
Quanto ao aperto, não deve ser exagerado, nem precisa usar ferramenta.
O filtro deve ter o anel de vedação untado com óleo e apertado somente com as mãos. Ferramentas são desnecessárias.
Já tive muitas motos e sempre apertei e retirei usando somente as mãos e nunca tive problema. Não existe qualquer recomendação mecânica ou técnica para apertar filtros de óleo com ferramenta.
Existe sim para o filtro instalado nas gs 1200 o aperto correto é 11Nm. No filtro e 30Nm na porca do bujao do dreno lembrando que sempre e bom trocar a vedação de alumínio do dreno. Existem chaves de copo para todas as medidas de filtros. Como uso Fran ph 6114 e chave pra ele so vinha em um kit com 12 peças fiz minha oroprua chave com uma cinta de inox e um pedaço de ferro de construção de 3/8 com uma porca 22 soldada na extremidade. Pois se apertar demais pode espantar a conexão ou partir a vedação quando o motor estiver quente. De menos pode perder o óleo e o motor.
Eraldo
Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Se não me engano o recomendo do filtro é : rosquear e apertar com a mão o quanto puder e com a chave dar mais 1/4 de volta.
Só não pode esquecer de passar um pouco de óleo na borracha
Aperto de filtro deve ser feito a mão. uma dica, use um pedaço de lixa 100 ou 150 para dar um pouco mais de atrito e você aperta com as mãos...