Última edição por sal silva; 13-05-2017 às 10:21.
Eu só uso gasolina comum, de vez em quando, coloco aditivada.
Em minha Trophy 2012, notei que, usando a Shell comum percebo que ela fica ligeiramente mais econômica.
Não notei melhora com a aditivada.
Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Evolução motociclística reversa:
debhaushuaia.blogspot.com.br2015 - F 800 GS Trophy (2012)
<-- 2014 - XT 660Z Ténéré ABS (2014)
<-- 2008 - XT 660R (2008)
<-- 2004 - NXR 150 Bros ESD (2004)
<-- 2002 - YBR 125 (2002)
<-- 1997 - CG 125 Titan (1997)
<-- 1994 - RD 135 (1987)
A podium esquenta demais o motor das gs 800, podendo derreter o epoxi que cobre o radiador. Já ocorreu na minha e em outras 800 que vi nas CCs.
No Brasil uso apenas a comum. Imperceptível a diferença do rendimento em relação a podium.
Abs,
Tem trophy nova sim.
https://youtu.be/B6RMDxt6cio
Voltando ao tópico. Eu sempre usei aditivada (V Power) na minha adventure. Está com mais de 15kkm fazendo uma média de 23km/l. Claro que isso tem muito mais a ver com o estilo de pilotagem do que ser uma característica da gasolina.
Sempre usei aditivada nas minhas motos e não tenho nada do que reclamar.
Só uso comum, média de 15-16km litro, se apertar muito faz 13.... kkkkkkk
A PODIUM tem os mesmos aditivos que a GRID. A diferença é que a PODIUM é obtida por um método de refino chamado ALQUILAÇÃO e tem 95 octanas (RON), indicada para motores com maior taxa de compressão > que 10:1 e que deixa menos resíduos (goma) quando no tanque por muito tempo. Na PODIUM o % de etanol não pode passar de25% enquanto nas outras vai a 27%.
A mistura de aditivadas de várias bandeiras ainda não foi bem estudada por nenhuma montadora.
Sal, não sei. Não disse que a Podium faz a moto ter mais ou menos potência, beber mais ou menos , apenas descrevi o que é a podium como gasolina. Eu, particularmente Uso a Podium por vários motivos: tive um carro, por 18 anos, que ficava parado seis meses e não houve depósito significativo de goma, além de sempre usar o mesmo posto, vigiado pelo programa " De Olho no Combustível " que sei que funciona, pelo menos na Barra e Recreio aqui no Rio. A outra gasolina que uso é justamente a V Power Nitro, também de um posto de confiança, tem 87 octanas mas nessa minha faixa de uso da moto, não tive a sensibilidade para notar diferença de consumo ou potência quando usei outra, nem fui muito a fundo nisso. Como uso a moto diariamente e o consumo é sempre o mesmo, no computador e na mão e não tenho notado diferenças me desliguei disso. Vou fazer um estudo mais profundo sobre esse aspecto potência x consumo, vou rodar um tempo com a VPOWER. Esse Rotax usado pela BMW encara bem qualquer combustível vendido aqui, desde que não adulterado. É excelente motor. Em viagem uso a "C" de qualquer distribuidora (todos vem da mesma refinaria e são mais difíceis de adulterar que as aditivadas) e não noto diferença que me chame atenção . Falando em comparação de gasolina tempos atrás participei de uma experiência com motores Rotax Turbo e aspirados usando Podium (sem álcool anidro aditivado) ou seja pura em um Rotax Turbo 4 cilindros 1.2 l 115 hp e quatro aspirados de 100hp e aí pude comparar com as performances dos motores em comparação com seu uso utilizando gasolina de aviação 100 LL chumbada - 100 octanas. Todos os parâmetros, quando usada a Podium foram melhores, inclusive as temperaturas de escape de cada cilindro em uma experiência monitorada e em cinco motores até 3000m de altitude. Mas os motores usados foram feitos para essa gasolina e não para AVGAS, assim como os nossos Rotax foram feitos para essa gasolina, mas essa gasolina infelizmente, por lei, não existe comercialmente no Brasil . No Rotax da F800, a adição do anidro afeta sobremodo comparações com outras gasolinas, complica tudo, as variáveis são muitas, passando pelo percentual de álcool anidro adicionado (cada Distribuidora adiciona o anidro e os aditivos no Centro de Distribuição ), posto, tocada, percurso, transporte da gasolina, tancagem etc. Mas lembre-se: todas as gasolinas vem da mesma refinaria ou fonte de importação e são puras, sem adição de etanol, a famosa comum ou oficialmente "C". O que varia são os aditivos e % de adição de anidro, de bandeira para bandeira. Em resumo não sei o por que sua moto tem melhor consumo com a V Power mas use sempre a que te der maior rendimento e seja de confiança. No meu caso uso a Podium porque simplesmente a conheço mas quando não acho uso a comum, de qualquer das principais bandeiras , menos posto "bandeira branca" ou de distribuidoras desconhecidas, se possível claro.