Postado originalmente por
chalbuque
Bom, tentando responder os questionamentos dos amigos vou relatar um pouco da viagem.....
Chegamos na quinta dia 16/11 em Ushuaia e pegamos chuva a partir do Passo Garibaldi, ou seja, 50 km antes, mas não nevava e tava uns 7 graus.
Começou a nevar no sábado e só parou segunda pela manhã. Isso atrasou nossa saída pois o programado era ir a Chile Chico, Chile no domingo. Acabamos saindo segunda ao meio dia pois tinha aberto sol e parado de nevar. Não pegamos o gelo cristalizado na pista, chamado de gelo negro, graças a Deus, mas pegamos 1 grau nesse percurso.
Como saímos só aí meio dia fomos somente até Rio Grande.
Com relação às roupas usei 4 camadas embaixo da jaqueta, 3 segunda pele de espessura diferente, a última xpower e mais uma camiseta Hering de algodão, todas de manga comprida.
Nas pernas a calça de cordura com o seu forro mais o cuecão xpower.
Luva de inverno da Tutto grossa e manopla aquecida.
Nos pé uma meia mais fina e outra térmica mais grossa.
Nesse dia não senti frio no corpo, um pouco na ponta dos dedos, mas a neve ao lado da estrada durou uns 80 km e a temperatura subiu pra 10 graus.
Assim, frio senti quando pegamos a RN 40 e o vento da Cordilheira era intenso, a temperatura não era tão baixa, girava entorno dos 10 graus, mas aquele vento era muito gelado e eu sentia q gelava a parte externa da jaqueta e ia penetrando.
Digamos q senti frio em termos, pois nunca cheguei nas paradas tremendo etc, mas sob certa perspetiva posso dizer q senti frio.
Vale considerar q dos 20 dias de viagem 14 dias são de frio, temperaturas não passam de 13 graus e a noite caem pra 5-6 graus.
Mais frio q nosso inverno aqui no sul.
As moradias são todas preparadas pra esse frio, a maioria de madeira ou outro material sintético com telhados bem vedados e calefação a gás.
Outro detalhe.... as roupas de corduras secam com facilidade por causa da calefação.... dah até pra lavar roupa q seca fácil.... outro detalhe.... por causa da calefação vc entra e não quer sair por nada....kkk.
Acho q era isso, mais dúvidas aí perguntem.
Uma obs: a viagem é fantástica, dura, mas fantástica... vale o esforço... vale muito.
Uma foto na entrada do Parque Torres Del Paine... só pra ter noção