Bom dia, onde fica o conector reserva na R1200 GS 2016?
Obrigado.
Bom dia, onde fica o conector reserva na R1200 GS 2016?
Obrigado.
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.
Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.
Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/33001...archweb201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.
Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.
A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.
Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?
Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.
Abs.
Felipe
Felipe,
Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.
Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:
- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).
IMG_1921.JPG
Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.
Última edição por Gnegraes; 16-12-2020 às 14:48.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Diego, veja o vídeo abaixo. Acredito que para sua moto seja igual...
https://www.youtube.com/watch?v=te1e-x8GVOM&t=373s
Olá, o plug do link da Aliexpress é um pouco diferente ao que aparece no vídeo.
Alguém saberia dizer se são compatíveis?
Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
Amigo, veja a foto que está na página 3 desse tópico. O plug da minha moto é idêntico a ele. No caso, o que manda é a conexão de 3 pinos. Eu pesquisei bastante e acredito que esse do link seja o compatível. Estou arriscando. Se não der certo, paciência, mas certeza mesmo só quando o plug chegar.
Bom, eu uso o tapatalk e não vou saber qual é a página 3, por acaso é esse?
Coloquei a imagem do pino do Aliexpress pra poder comparar.
Se sim, vou providenciar também, as compras da Aliexpress tem chegado rápido por aqui.
Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk