To vendo muitas com esse ano dando esse problema, já escutei que o problema é o volume de oleo, que esta baixo e nao refrigera e o verniz nao aguenta
Na verdade, quem tinha alternador eram as refrigeradas a ar, hj todas, 310, 650, 800 e 1200 tem estator que é banhado no óleo do carter para ser refrigerado. Tanto que as 800 até 2012 tinham muitos problemas com a queima do estator porque a lubrificação era falha.
de 2013 em diante a BMW aumento os furos que levavam óleo ate o estator e o problema foi solucionado.
A minha 13/14 tbm apresentou o mesmo problema a queima do estator 50mkm..... Estanho esse ano tantos problemas
Boa noite amigo, final de semana, tive o mesmo problema com a minha GS 1200 Premium ano 2014 ... me deixou na mao e parou de carregar a bateria, LEANDRINE .. vi que é de Londrina, somos vizinhos, sou de Ibiporã, onde arrumou a sua ?? abraços a todos
Para colocar ordem nos termos técnicos usados: TODOS os motores possuem um gerador de energia elétrica denominado Alternador como fonte energia para carregar a bateria do veículo, e que é composto de duas partes: estator e rotor. Como os nomes bem dizem, um é girante e ou outro fixo.
Não existe apenas estator como sistema elétrico, o mesmo vale para o rotor.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...