Pessoal,
Acabo de voltar da revisão dos 1.000 Km. Na verdade, cheguei em Natal com 1.150 Km rodados, dentro da tolerância. Da porta de casa até a concessionária foram exatos 180 Km. Minha primeira surpresa: saí com o tanque completo (pódium) e cheguei na loja sem que o indicador de combustível descesse um tiquinho sequer. Achei estranhíssimo. Tudo bem que eu fui devagar (entre 100 e 120 Km/h). O CB indicava média de 4,3 l/100Km, o que dá +/- 23,3 Km/l. Metade do combustível foi consumido na ida e, ainda assim, o marcador apontava tanque cheio. Comentei isso na hora da revisão e o mecânimo não soube explicar a razão. Disse-me pra ficar atento na volta.
Pois bem, o danado do indicador mexeu nos 201 Km. Beleza. Decidi segurar a onda e ver até onde iria. Pensei em reabastecer num outro posto de João Pessoa que também tem gasolina pódium. Fui rodando, rodando... Abriu reserva quando eu tinha rodado 313 Km. O CB, já ajustado para indicar Km/l, vinha marcando 23, o mesmo consumo da ida. Quando abriu reserva, reduzi a velocidade para 80 Km/h. Segundo o manual, a indicação da reserva vem quando ainda existem 4l no tanque, certo? Em tese, se isso ocorreu com 313 Km, eu ainda poderia rodar mais uns 100 Km (o consumo, a 80 Km/h, foi pra 26). Mas não deu isso. Cheguei no posto depois de rodar apenas 40 Km na reserva e o tanque pegou 15,1 l. Ou seja, eu tava quase sem combustível (levando em conta que o total são 16l). Fazendo o teste do consumo em todo o percurso, ficou um pouco acima dos 23 Km/l (354Km/15,1l), o que significa que o CB tá bem ajustado. Só que a luz de reserva, pelo que deduzi, acendeu quando faltava um pouco mais de dois litros e não os quatro indicados no manual.
Alguém já constatou algo semelhante?